Parking News

A elevação do IPI durou pouco mais de um mês até ser derrubada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas foi o tempo suficiente para reduzir em 39% a importação de carros, excluindo da conta México e Mercosul, que têm acordos com o Brasil. Essa redução, explica a Folha de S. Paulo, se refere à comparação entre os valores de outubro e agosto, último mês sem o efeito da elevação de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos com menos de 65% de conteúdo nacional.
Os números divulgados na semana terminada no dia 26 de novembro pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) apontam ainda que, com isso, a participação desses importados recuou de 48% do total para 32%.
A medida anunciada pelo governo federal para proteger a indústria nacional em 15 de setembro passou a valer no dia seguinte, mas acabou sendo adiada - para dezembro - por determinação do STF em 20 de outubro.
Por isso, a mudança teve reflexo na programação de pedidos de importadores de marcas sem fábrica no Brasil e também das montadoras instaladas no país que trazem carros das unidades na Argentina e no México isentos do Imposto de Importação.
A Fiat, por exemplo, importa da Argentina o Siena. A GM traz o Agile do país vizinho e a Captiva do México. O Focus e a Ranger, da Ford, vêm da Argentina. Já o Fusion, do México. Na Volkswagen, o Amarok vem da Argentina, e o Jetta, do México.
Não há dados que possibilitem uma análise por modelo, mas uma das hipóteses é que parte dos importados asiáticos, principais alvos da medida, tenha sido substituída por carros trazidos de países com acordos automotivos com o Brasil.
As montadoras chinesas e sul-coreanas estão entre as que mais sofreram com o anúncio da mudança tributária. A importação de automóveis da China recuou 84%, enquanto a de veículos da Coreia do Sul recuou 43%.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de novembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

As cores de carro que mais vendem (23/11/2011)

A ditadura do branco e prata como cores que predominam há anos na preferência do consumidor parece que ainda vai ter vida longa. A edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report, baseada no (...)

Os ônibus interestaduais (27/11/2011)

Como todas as agências reguladoras, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi criada para evitar abusos do poder econômico, proporcionar proteção e segurança ao consumidor e servir de ca (...)

Viagem SP-Campinas será mais rápida (27/11/2011)

A viagem entre São Paulo e a região de Campinas ficará mais rápida. A implantação de uma faixa adicional no Sistema Anhanguera/Bandeirantes promete, até 2014, aumentar a capacidade de tráfego nas duas (...)

Ticket de estacionamento com sabor! (25/11/2011)

A mania de colocar o ticket de estacionamento na boca e ficar com as mãos livres, por menos higiênica que seja, é realmente universal. Quem nunca fez isso? Pensando nisso, a marca alemã de chicletes W (...)


Seja um associado Sindepark