Em 1997, a mesma ponte já tinha sido interditada para obras, porque a estrutura tinha se deformado. Em 2007, a prefeitura assinou com o Ministério Público um compromisso de recuperar a estrutura da ponte até fevereiro deste ano. Não cumpriu. Ainda na madrugada do dia 23, o engenheiro-chefe do departamento de obras da prefeitura, Rogério Achcar, disse que a estrutura tinha sofrido com a infiltração de água.
São Paulo cresceu ao longo dos rios Tietê e Pinheiros. Sobre eles há pontes, que são ligações essenciais entre um lado e outro. Em várias delas, infiltração de água não é difícil de encontrar. Na Ponte Cidade Universitária e na do Jaguaré, tem até samambaia crescendo por baixo do concreto.
"Essa vegetação indica que está tendo infiltração de água. O concreto é um material poroso, e essa infiltração começa a acarretar corrosão interna da armadura e vai reduzir também a capacidade de resistência dessa armadura e da ponte também", alerta Júlio Timerman, vice-presidente da Associação Internacional de Pontes.
Na Ponte do Jaguaré, a água parece que mina da parede. Os caminhões que passam onde não caberiam também deixam o aço exposto à corrosão. A falta de manutenção é ainda mais gritante em cima. Pedestre não tem o direito de se distrair. Um pedaço da grade de proteção sumiu. O que sobrou da grade não serve. O espaço que oferece perigo é bem maior.
O descaso com as pontes é um problema nacional. Em São Luís, muretas de proteção de uma ponte caíram. No ano passado, um carro despencou e quatro pessoas morreram. Em outra ponte da capital maranhense, o pedestre tem de se apoiar na mureta para passar.
Em Minas Gerais, uma ponte de 80 anos foi interditada há mais de um ano. Mas, em vez de recuperar a estrutura, a prefeitura de Conceição das Alagoas (MG) instalou uma porteira para controlar a passagem de veículos pesados. A obra mesmo só deve começar no mês que vem.
Em Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz mal aguenta o próprio peso. Está fechada há quase três décadas. A obra de recuperação ainda deve durar até 2014. Em Brasília, a Ponte do Bragueto tem rachaduras no asfalto e desnível. A estrutura de aço está enferrujada. Alguns cabos já se romperam.
A prefeitura de São Paulo informou que o termo de ajustamento de conduta sobre obras em pontes e viadutos está sendo renegociado com o Ministério Público.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 24 de novembro de 2011