Agora, restam ao aeroporto as 2,9 mil vagas no estacionamento principal, sempre lotado, onde os carros normalmente param em fila dupla, nos corredores e em cima dos canteiros. Lá, a diária custa R$ 50.
Existem outras 550 vagas no Terminal 4, em um bolsão também antes operado pela Sinarodo, mas que, com o fim do contrato, foi assumido pela Infraero. Mas apenas os passageiros da Webjet se beneficiam das vagas, uma vez que o terminal é de uso exclusivo da empresa, por enquanto.
O Terminal de Cargas tem outras 630 vagas, que não servem como opção para quem vai viajar, por ficar longe dos terminais de passageiros.
Em outubro de 2011, o Estado revelou que, para tentar acabar com o gargalo do estacionamento, a Infraero abriu uma licitação para construir quatro bolsões de estacionamento. A Sinarodo ganhou a concorrência para operá-los.
Só três, porém, saíram do papel. O de 316 vagas, que foi desativado, era de longa permanência e custava R$ 25, metade do preço do principal. Tinha transfer gratuito para os terminais. A Infraero disse que o espaço foi cedido aos taxistas porque o antigo pátio de táxis precisou dar lugar às obras do Terminal 3.
Os outros dois bolsões construídos eram no Terminal 4: o de 240 vagas, agora inativo, e o de 550, ainda em operação.
Edifício
A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos já prometeu acabar com esse gargalo até 2013: vai construir um edifício-garagem e elevar a capacidade do aeroporto para 10 mil vagas.
A Infraero já havia prometido algo parecido: um estacionamento vertical hi-tech para Cumbica, com a mesma capacidade. Chegou a lançar o edital, mas cancelou-o logo depois. O projeto jamais saiu do papel. Como paliativo, a estatal licitou antigas áreas subutilizadas no entorno de Cumbica e criou os bolsões da Sinarodo.
Além do edifício-garagem, a concessionária também vai assumir a operação do atual bolsão do aeroporto, o de 2,9 mil vagas. Lá, promete otimizar espaços e aplicar um regime de preços diferenciados. Como em um shopping, o motorista vai poder escolher parar em vagas comuns ou no valet - mas terá de pagar mais pelo serviço de manobrista e área vip. Quanto mais perto do terminal, mais cara a vaga.
Prefeitura busca parcerias para construir anel viário no entorno
A prefeitura de Guarulhos quer construir um anel viário em volta do aeroporto para facilitar o acesso dos moradores. A ideia é duplicar as Avenidas Monteiro Lobato, Papa João Paulo, Jamil João Zarif, a Rua Bela Vista do Paraíso e a Marginal do Rio Baquirivu, que circundam o terminal, e criar alternativas à Rodovia Hélio Smidt, único e já saturado acesso ao aeroporto.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de setembro de 2012