Segundo informou O Estado de S. Paulo, em segundo lugar no ranking de reprovações estão as motos. Ano passado, 2,83% das 26.670 motos avaliadas estavam com limite de emissão de poluentes acima do permitido. Neste ano, a marca já subiu para 11,83%.
Em seguida vêm os automóveis, com 11,13% de reprovações neste ano, ante 0,55% em 2009. O menor índice de reprovações foi registrado entre ônibus. Segundo os dados da Secretaria do Verde, 7,81% deles tiveram de refazer a avaliação em 2009. Neste ano, já são 7,4%.
Segundo Harald Peter Zwetkoff, diretor presidente da Controlar, empresa responsável pela realização do teste na capital, o aumento no índice de reprovações já era esperado. De acordo com ele, as reprovações estão ligadas ao limites de emissões, que este ano estão mais rígidos por causa das alterações adotadas para adequar a inspeção às regras estabelecidas em outubro pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Agenda
Os donos de veículos com placa final 1 têm até o dia 30 de abril para fazer a inspeção. Depois, o licenciamento é bloqueado e o motorista fica sujeito a multa de R$ 550, se for flagrado em fiscalizações. Os testes para as placas de final 2 já começaram e se encerram em 31 de maio. Os veículos com placa final 3 já podem agendar o teste pelo site www.controlar.com.br.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 18 de março de 2010