A buzina é o anúncio de que vem motoqueiro por aí. Um, dois, três, dezenas, centenas. Quando o trânsito está assim, é quase impossível para o motorista mudar de faixa.
Um carro impede a passagem. Não tem problema. O motoqueiro passa na frente do outro veículo, mostrou reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo.
"O motorista que é complicado, entra sem dar seta, aí você buzina ele acha ruim", diz Tiago Venâncio, motoqueiro.
"Não utiliza o retrovisor. Cruza tudo, nem olha tudo pra onde tá indo", comenta outro.
Seu Getúlio sabe bem o que é essa disputa por espaço. "Ele quer o caminho de qualquer jeito e nem sempre você pode dar o caminho", comenta.
O taxista fez até um seguro para proteger o retrovisor do carro. Foram oito quebrados por motoqueiros.
"Chuta com pé, suspende, ameaça. Fiz por causa disso, se eu não faço, eu estava perdendo muito retrovisor", conta Getúlio Nunes, taxista.
A violência no trânsito é incentivada na internet. Numa página de relacionamento, motoqueiros estimulam outros a chutar o retrovisor dos carros:
"Se você é um motoqueiro e já levou uma fechada junte-se a nós. Arrancado o retrovisor ganharemos a atenção devida".
Em outra comunidade mais convite à violência: "Sou muito louco no trânsito, hoje eu estava sem freio e sem querer levei três. Três para um dia tá bom. Não tá? Já perdi as contas de quantos quebrei".
"Bater eu já bati, mas foi sem querer, por querendo nunca quebrei não", afirma um motoqueiro.
O conserto de retrovisores virou negócio para as empresas de seguro. Numa das maiores de São Paulo, são 400 pedidos de reparos em retrovisores por mês. Uma oficina chega a consertar dois por dia.
"A facilidade de talvez de comprar motos tem aumentado o número de motoqueiros, né?", diz Silvio Rivarolli, diretor operacional da empresa.
Em 2000, eram 350 mil motocicletas circulando em São Paulo, hoje são 820 mil. Sandra também já se chateou com um motoqueiro. Perdeu três retrovisores.
"O motoqueiro passou, bateu no carro, fugiu e a gente não conseguiu fazer nada, entendeu?", diz Sandra Zuppelo.
Embora muito perigoso, não existe nenhum artigo no Código de Trânsito Brasileiro que proíba que os motociclistas circulem entre os carros, mas neste momento tramita em Brasília, na Câmara dos Deputados, uma emenda constitucional que quer rever situação.
"A solução para São Paulo seriam as motofaixas", diz um motoqueiro.
O projeto de lei que proíbe os motoqueiros de trafegar entre os veículos já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Agora a proposta está em análise no Senado.
Fonte: Jornal Hoje, da TV Globo, 18 de março de 2010

Vagas vão gerar R$ 10 mil por mês (14/03/2010)

A Hora Park deverá ampliar em 10% a arrecadação com a cobrança de estacionamentos públicos no Centro de Mogi das Cruzes (SP) a partir de abril, quando mais 189 vagas de Zona Azul serão criadas na área (...)

Trânsito cada vez mais caótico (15/03/2010)