"Devagar para apreciar." Basicamente, é esse o apelo de um grupo de frequentadores da Vila Madalena, na zona oeste da capital paulista, para os motoristas que dirigem por ali. Eles pedem o respeito ao limite de velocidade máxima de 30 km/h nas vias locais do bairro, patamar frequentemente ultrapassado pelos veículos nas horas de rush. Para se fazer entender pelos condutores, lançaram uma campanha, a "Vila a 30", espalhando cartazes pelos postes e distribuindo panfletos, informou O Estado.
O responsável pela criação e distribuição é o publicitário capixaba Paulo Rios, que trabalha na Vila Madalena e mora na Vila Olímpia, na zona sul, e vai trabalhar todos os dias de bicicleta. "As ruas daqui ficam perigosas com o tráfego de atalho, ou seja, os carros que fogem das avenidas congestionadas por dentro do bairro nos horários de pico e no almoço."
Morador de Perdizes, na zona oeste, e frequentador da Vila Madalena, o produtor audiovisual Eduardo Abramovay lembra que outras grandes cidades do mundo já começaram a empregar o conceito de "traffic calming", reduzindo o limite de velocidade e estimulando o convívio pacífico entre motoristas, ciclistas e pedestres. Rios cita como exemplo o Charquinho, em Lisboa, que adotou a chamada Zona 30.
Em seus panfletos, o movimento lembra que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já estabelece que a velocidade máxima autorizada nas vias locais é de 30 km/h. Na prática, porém, não é o que se observa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse que a Vila Madalena e Moema, na zona sul, são bairros onde se estuda impor redução de velocidade. No mês passado, a CET lançou a chamada Área 40 no centro de São Paulo, a primeira região com restrição (a 40 km/h).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de novembro de 2013

Vem pra rua (03/11/2013)

A Prefeitura de São Paulo tenta acordo para abrir as 800 vagas do estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do Parque do Ibirapuera aos domingos, quando a entrada de carros é pro (...)

Nova lei vai exigir melhor estrutura (30/10/2013)