Proprietários de veículos com placas de final 9 e de caminhões com placas finais 6, 7 e 8 devem realizar durante o mês de novembro o licenciamento referente ao exercício de 2013. O serviço é obrigatório e pode ser solicitado de maneira eletrônica, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou diretamente nos postos do Detran.SP e Poupatempo, ressalta o Carsale.
Antes de serem licenciados, os veículos registrados na capital paulista devem ser aprovados na inspeção veicular ambiental pelo menos 72 horas antes do pagamento da taxa de licenciamento (R$ 65,86), para que a aprovação do CRLV seja confirmada no sistema. Para pagar, é preciso fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou do CRLV do ano anterior. Possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas (inclusive por circular sem ter submetido o veículo à inspeção ambiental) também devem estar quitados.
Quem preferir retirar o documento presencialmente deve apresentar o documento de identidade original e o comprovante de pagamento em uma das unidades do Detran.SP (Aricanduva, Armênia e Interlagos) ou nos postos Poupatempo (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé). Já quem optar em receber o documento pelos Correios deve pagar o valor adicional de R$ 11, referente à postagem.
Lembrando que não basta pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o documento.
O passo a passo completo do serviço está disponível na área de "Veículos" do portal Detran.SP (www.detran.sp.gov.br).
Conduzir um veículo que não esteja devidamente licenciado gera uma multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do condutor (infração gravíssima), além de apreensão e remoção do veículo, como está previsto no artigo 230 do CTB.
Fonte: Carsale, 01 de novembro de 2013

Vem pra rua (03/11/2013)

A Prefeitura de São Paulo tenta acordo para abrir as 800 vagas do estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do Parque do Ibirapuera aos domingos, quando a entrada de carros é pro (...)

Nova lei vai exigir melhor estrutura (30/10/2013)