Três equipes de profissionais desenvolvedores e programadores digitais foram premiadas na Hackatona do Ônibus, que tinha como objetivo encontrar ferramentas para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo. A premiação ocorreu no dia 27. Os projetos campeões receberam prêmios de R$ 8 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil. Mais de 58 equipes fizeram inscrição para a competição, sendo 16 selecionadas para a fase final, com 15 grupos participando efetivamente da disputa iniciada no dia 26. A Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans disponibilizaram dados e informações de todo o sistema de transporte para o desenvolvimento dos aplicativos, segundo o DCI.
A ferramenta vencedora foi desenvolvida pela equipe NanoIT com o nome Cadê o ônibus?, que possui o Módulo Cobrador, Módulo SPTrans e Aplicativo para Usuários. Para o módulo do cobrador, o projeto propõe um painel (tablet) para que o cobrador atue como fiscal do ônibus, podendo indicar a situação do ônibus como a lotação, trechos com trânsito, além de informar possíveis ocorrências à polícia e/ou bombeiros. Para o módulo do usuário, o projeto traz um aplicativo mobile gratuito multiplataforma, com base no aplicativo Cadê o Ônibus?, dos mesmos desenvolvedores, que já está em funcionamento. Além das funcionalidades já existentes, como pesquisa de linhas/ônibus, consulta de itinerário e dados do ônibus, foram adicionadas funcionalidades de consulta a informações de trânsito.
O segundo lugar ficou com a equipe PoliGNU, com o aplicativo #TrilhaSP. A ferramenta do projeto permite ao usuário do sistema fornecer avaliações do serviço prestado. Para isso, o aplicativo utiliza um modelo de game, para que o usuário tenha recompensas sociais como ?medalhas?, ?títulos?, com perfis de usuários integrados às redes sociais. O #TrilhaSP também seria integrado diretamente ao Twitter da SPTrans para o registro de reclamações.
A equipe Bad Request com o aplicativo InsPorte, o Inspetor do Transporte, garantiu a terceira colocação. O aplicativo permite que o cidadão seja um informante das condições do transporte público e assim auxilie na melhoria do serviço na cidade. Os aplicativos serão avaliados e gradualmente implantados no sistema de transporte da capital.
Fonte: DCI (SP), 30 de outubro de 2013

Vem pra rua (03/11/2013)

A Prefeitura de São Paulo tenta acordo para abrir as 800 vagas do estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do Parque do Ibirapuera aos domingos, quando a entrada de carros é pro (...)

Nova lei vai exigir melhor estrutura (30/10/2013)