A falta de vagas nas áreas mais movimentadas da cidade é uma queixa frequente de motoristas. O sistema de estacionamento rotativo será implantado até o final do ano na Praia do Canto, no Centro e em Santa Lúcia, para minimizar esse problema e com uma grande novidade que representará um reforço a mais na segurança desses bairros. A empresa contratada terá de instalar câmeras de viodemonitoramento nas áreas do rotativo, uma inovação da Prefeitura de Vitória no processo licitatório, que está em andamento. Serão 1.849 vagas na Praia do Canto, 800 no Centro e 350 em Santa Lúcia, totalizando 2.999, informa A Tribuna.
O sistema de estacionamento rotativo terá ainda outras novidades. O controle do uso das vagas será eletrônico, feito por meio de parquímetros. A forma de pagamento será diversificada: moedas, cartões recarregáveis e smartphones. O rotativo é uma antiga demanda, principalmente dos comerciantes, que acreditam que, além de democratizar o uso do espaço público, vai impulsionar as vendas e serviços nas regiões.
Régis Carneiro Júnior, proprietário de uma loja de suplementos alimentares na Praia do Canto, comenta que alguns clientes deixam de comprar lá pela dificuldade de acesso. ?Tem gente optando por comprar em lojas em seus bairros, mesmo que os preços sejam mais caros?, lamenta.
A contrapartida da empresa vencedora será uma remuneração ao município no mínimo de 8% da receita obtida na atividade, recursos que serão aplicados em melhorias no trânsito e na segurança pública, conforme a legislação municipal. A empresa concessionária ficará responsável pela sinalização horizontal (implantação e recuperação) nas áreas do rotativo. O valor cobrado será de R$ 1 (30 minutos na vaga), R$ 1,50 (uma hora), R$ 2 (duas horas) e R$ 3 (três horas), das 8 às 18 horas. Os moradores que não tiverem vagas de garagem poderão solicitar isenção da taxa na Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
Estacionamento bem mais flexível
Com a flexibilização de vagas de estacionamento em alguns locais, a prefeitura está conseguindo aumentar as opções para os motoristas em determinados horários e também priorizar a fluidez no trânsito em outros. É o projeto Vaga Legal, que estuda alternativas para áreas onde estacionar não é permitido. De acordo com o secretário de Transportes de Vitória, Max da Mata, em algumas dessas vias o estacionamento está sendo liberado nos períodos quando é menor o fluxo de veículos.
Fonte: A Tribuna (Vitória), 30 de outubro de 2013

Vem pra rua (03/11/2013)

A Prefeitura de São Paulo tenta acordo para abrir as 800 vagas do estacionamento da Assembleia Legislativa para os frequentadores do Parque do Ibirapuera aos domingos, quando a entrada de carros é pro (...)

Nova lei vai exigir melhor estrutura (30/10/2013)