As vendas de veículos novos no Brasil em março registradas até dia 27 cresceram 11,7% sobre a fraca base de comparação do mesmo período de 2012, apurou a Reuters dia 28. As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 277.035 unidades, um avanço de 17,8% sobre o mesmo período de fevereiro.
Apesar disso, os emplacamentos no trimestre até dia 27 acumulam volume praticamente estável em relação ao total licenciado em todo o período de janeiro a março do ano passado. O desempenho reflete receios da indústria sobre o setor em meio ao fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), apontou a Reuters.
Os emplacamentos de janeiro até dia 27 somam 823,6 mil unidades, ante volume total de 818,4 mil veículos licenciados no primeiro trimestre de 2012.
A indústria esperava um movimento maior de vendas neste mês diante de mais um corte no desconto sobre o IPI a partir de abril. O imposto foi reduzido no final de maio do ano passado e volta gradualmente a patamares normais a partir deste ano.
Em termos de média por dia útil, as vendas de março até dia 27 corresponderam a 13,8 mil unidades, num desempenho praticamente estável com o nível de 13,7 mil do primeiro bimestre.
Mais do mesmo
No começo do mês, o presidente da associação de montadoras de veículos (Anfavea), Cledorvino Belini, havia previsto que a média diária das vendas de março seria maior que o patamar registrado nos dois primeiros meses do ano.
Considerando a média de vendas por dia útil até dia 27, os licenciamentos deste mês devem somar 290,8 mil unidades. O volume representaria um crescimento de 23,7% sobre o curto mês de fevereiro, mas queda de 3,3% na comparação com março de 2012.
Por segmento, as vendas de automóveis e comerciais leves em março até dia 27 somaram 262,1 mil unidades. A indústria ainda apurou licenciamentos de 11,9 mil caminhões e de 3 mil ônibus no período, segundo a fonte. Os números consolidados do setor, incluindo dados de produção e exportações, devem ser divulgados pela Anfavea na próxima quinta-feira (4/4).
Fonte: agência Reuters, 28 de março de 2013

Você paga duas vezes (27/03/2013)

Enquanto a prefeitura cogita criar estacionamento pago para impedir achaques aos frequentadores da Estação Férrea, os flanelinhas se esbaldam em áreas onde a cobrança é institucionalizada por contrato (...)

Esquecer nheiro do pedágio dá multa (01/04/2013)