O número de mortes em acidentes nas rodovias federais caiu 10% no feriado da Páscoa deste ano, em comparação com o mesmo feriado do ano passado, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados ontem (1º). Entre a última quinta (28) e domingo (31), foram registradas 108 mortes. Em 2012, durante o mesmo feriado, a PRF contabilizou 120 óbitos, compara o G1.
Os estados com o maior número de mortes foram Minas Gerais (23), Rio de Janeiro (12), Goiás (7), Mato Grosso do Sul (7) e Paraná (7).
A Polícia Rodoviária Federal aponta as colisões frontais, devido às tentativas de ultrapassagem, como as maiores causadoras de óbitos nas estradas. Em Minas Gerais, por exemplo, 76% das mortes aconteceram nesse tipo de acidente.
Já o número de acidentes nas estradas foi 9% menor na Páscoa deste ano do que na Páscoa do ano passado. Entre quinta e domingo (31), a PRF registrou 2.429 acidentes. Em 2012, foram 2.674. Neste ano, a PRF contabilizou ainda 1.371 feridos nos acidentes, o que representou uma redução de 20% na comparação com o ano passado, quando foram contabilizados 1.721 feridos.
Os estados em que mais aconteceram acidentes foram Minas Gerais (348), Paraná (281), Santa Catarina (270), Rio de Janeiro (193) e Rio Grande do Sul (193).
Segundo a PRF, a redução de óbitos e feridos é ainda maior se os números forem comparados com o tamanho da frota de automóveis - que aumentou no último ano. Pelo cálculo levando em conta a frota, a queda seria de 15% para o número de óbitos e 25% para a quantidade de feridos.
Lei Seca
Durante a operação "Semana Santa 2013", 992 motoristas tiveram a CNH recolhida por dirigirem sob o efeito de álcool. Desses, 332 foram presos por crime de trânsito.
De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, a cada 41 testes do bafômetro aplicados, um condutor era identificado como "embriagado". No ano passado, a proporção entre testes e motoristas embriagados foi ainda maior - 25 testes para cada flagrante.
O coordenador-geral de operações substituto da PRF, Stênio Pires, avalia que o balanço de acidentes no feriado da Páscoa é positivo graças ao trabalho de fiscalização nas rodovias e ao endurecimento da Lei Seca.
Fonte: portal G1, 1º de abril de 2013

Você paga duas vezes (27/03/2013)

Enquanto a prefeitura cogita criar estacionamento pago para impedir achaques aos frequentadores da Estação Férrea, os flanelinhas se esbaldam em áreas onde a cobrança é institucionalizada por contrato (...)

Esquecer nheiro do pedágio dá multa (01/04/2013)