No ano passado, 52 ciclistas morreram em acidentes nas ruas de São Paulo, uma média de uma morte por semana. Quem anda de bicicleta diz que as ciclofaixas ainda são insuficientes, porque só funcionam nos feriados e aos domingos, dias mais tranquilos para o trânsito. A reportagem é do Bom Dia Brasil.
Equipado, o analista de sistemas e cicloativista William Cruz se prepara para pedalar na cidade que tem a maior frota de carros do país. Ele é um dos 100 mil ciclistas que usam a faixa reservada para as bicicletas aos domingos e feriados. "Para quem não está acostumado, parece que é uma separação frágil, mas é uma sinalização de trânsito válida e ostensiva. Então funciona muito bem", aponta.
Mas nem na ciclofaixa dá para se sentir totalmente em segurança. Uma bicicleta branca representa um ciclista que morreu atropelado no espaço reservado. "O farol estava fechado para os carros, ele foi atravessar na faixa com a bicicleta e aí passou um carro tentando aproveitar o farol que tinha acabado de fechar", conta William.
Em toda a cidade de São Paulo, existem mais de 60 km de ciclovias que são permanentes e quase 120 km de ciclofaixas. Com o asfalto pintado e os cones, a convivência é mais amigável. "Eu acho bárbaro, porque eles têm a faixa deles e a nossa aqui. É só respeitar e todo mundo fica bem", diz a professora Angela Laura de Campos.
Mas nem todos respeitam. Uma senhora parou em cima da ciclofaixa e, constrangida ao perceber que estava sendo filmada, deu ré para desobstruir o espaço.
A partir de determinado ponto, não existe mais uma área reservada para o ciclista. Quem está de bicicleta precisa compartilhar o mesmo espaço com os outros condutores. Nos cruzamentos, a atenção aumenta. É no momento da mudança das cores que muitos acidentes acontecem. Há pouco mais de dez dias, uma ciclista foi atropelada por um ônibus no cruzamento da avenida Rebouças com a rua João Moura. "Se eu for tentar aproveitar o sinal amarelo, eu vou estar no meio do cruzamento quando o outro abrir. Então é melhor esperar", explica William.
A prefeitura de São Paulo anunciou que vai ampliar as ciclovias e ciclofaixas na cidade e se comprometeu a dar mais espaço para os ciclistas nas decisões nessa área.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 1º de abril de 2013

Você paga duas vezes (27/03/2013)

Enquanto a prefeitura cogita criar estacionamento pago para impedir achaques aos frequentadores da Estação Férrea, os flanelinhas se esbaldam em áreas onde a cobrança é institucionalizada por contrato (...)

Esquecer nheiro do pedágio dá multa (01/04/2013)