As vendas de automóveis e comerciais leves em maio caíram 10% na comparação com abril e ficaram praticamente estáveis em relação ao mesmo mês de 2009, informou uma fonte com acesso aos números de registros de licenciamento. As vendas no mês passado somaram 235.893 unidades, ante 262.203 de abril e 237.464 de maio do ano passado, informou a fonte à Agência Reuters. Os dados são preliminares e podem sofrer ligeiros ajustes quando forem consolidados pelas associações que representam o setor, Fenabrave e Anfavea.
A média de vendas por dia útil em maio foi de 11.233 veículos, uma queda de 14,3% na comparação com a média de abril, de 13.110 unidades.
Até o final de março - recorde histórico de vendas de veículos novos -, o licenciamento vinha registrando números crescentes. Com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor já esperava uma retração em abril e também em maio, após o forte movimento de antecipação de compras gerado pelo corte no tributo.
Segundo os dados oficiais da associação de concessionários Fenabrave, a primeira quinzena de maio registrou vendas de 107.601 unidades, uma queda de 28% em relação ao mesmo período de abril e de 6,6% sobre um ano antes.
No acumulado de 2010, segundo a fonte, foram emplacados cerca de 1,25 milhão de automóveis e comerciais leves, crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2009.
Fonte: Agência Reuters, 1º de junho de 2010

Novo consumidor leva 18% dos carros (29/05/2010)

Após rodar durante muitos anos em um Santana 1985 e depois em um Corsa 1996, o casal Enilda Fabreti e Gabriel Aguiar da Silva comprou o primeiro carro zero, um Celta 1.0 básico que custou R$ 26 mil. C (...)

Lentidão volta a crescer na Marginal (27/05/2010)