A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou, dia 28 de maio, a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) referente ao mês de maio (medido entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual). O índice, que é o principal balizador para o reajuste de aluguéis, já acumula variação de 4,79%. No quinto mês do ano, a inflação é de 1,19%, maior que a apurada em abril, quando o índice variou 0,77%. As informações são do InfoMoney.
Em maio, o IPA (Índice de Preços por Atacado) registrou aumento, passando de 0,72% para 1,49%, enquanto o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) desacelerou de 1,17% para 0,93%. A categoria de mão-de-obra chegou a 1,41% na medição atual, enquanto o índice que capta o custo de materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,48%.
Altas e baixas
No que diz respeito ao IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que também integra o IGP-M, este apresentou desaceleração no período estudado, ficando em 0,49%, contra 0,73% um mês antes.
A principal contribuição puxando o índice para baixo veio do grupo Alimentação (2,06% para 0,56%).
Os grupos Habitação (0,23% para 0,60%), Vestuário (0,69% para 0,81%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,53% para 0,80%), Educação, Leitura e Recreação (0,19% para 0,24%), Transportes (-0,38% para -0,11%) e Despesas Diversas (0,10% para 0,39%), por outro lado, apresentaram avanços no quinto mês do ano.
IGP-M
O cálculo do IGP-M é composto pelo IPA, IPC e INCC. Os indicadores medem itens como bens de consumo (alimentos) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção), além dos preços de aluguéis, condomínios, transportes, dentre outros.
O IGP-M mede os níveis de inflação para toda a população, envolvendo todos os níveis de renda. Esse índice é utilizado para reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (no caso dos contratos mais antigos).
Fonte: InfoMoney, 28 de maio de 2010

Novo consumidor leva 18% dos carros (29/05/2010)

Após rodar durante muitos anos em um Santana 1985 e depois em um Corsa 1996, o casal Enilda Fabreti e Gabriel Aguiar da Silva comprou o primeiro carro zero, um Celta 1.0 básico que custou R$ 26 mil. C (...)

Lentidão volta a crescer na Marginal (27/05/2010)