O aumento de crimes contra motoristas parados no congestionamento da Marginal Pinheiros, em São Paulo, durante o horário de pico deixa motoristas com medo de trafegar pela região. Para que as pessoas não sejam vítimas de assaltos ou furtos, o G1 consultou policiais e elaborou algumas dicas de como se comportar no trânsito.
É imprescindível seguir as medidas de segurança básica. "Todas as pessoas têm que ter em mente os três As: Ambiente, Atenção e Atitude", disse o major Marcel Soffner, da Polícia Militar. "Se é de dia ou de noite, se o veículo está em condições de rodar em segurança, se há combustível suficiente para ir e voltar do seu destino", completou o major.
O motorista precisa se prevenir de todas as formas e não facilitar a vida dos assaltantes. "O criminoso também calcula as suas ações para saber qual vítima trará menos risco à sua ação delituosa", disse o PM. "Por isso é importante fazer uma análise ambiental daquilo que está em nosso entorno. Não é paranóia, mas ter atenção no que acontece ao nosso redor." E, se por acaso alguma coisa acontecer por perto, sempre tenha em mente o 190, o número de emergência da Polícia Militar.
O vidro do carro deve permanecer fechado, mesmo estando calor. É o que faz o analista de suporte Tiago Santana. Após ter sido assaltado na Rodovia Régis Bittencourt, ele mantém algumas medidas. "Fico sempre a alguns metros do outro veículo. Fico com receio de manhã, de tarde e de noite", afirmou.
O uso de película protetora também auxilia a evitar crimes. No entanto, se ela for muito escura, pode atentar contra a própria segurança do motorista. "A polícia não vai ver o que está acontecendo dentro do carro", diz o major Soffner.
Mesmo com essa última medida de segurança, o motorista deve evitar deixar os pertences nos bancos do veículo. Bolsas, laptops e carteiras são alvo dos criminosos, que aproveitam a imobilidade para levar os objetos. Na noite do dia 27 de maio, por exemplo, uma engenheira foi surpreendida na Marginal Pinheiros, região do Morumbi, por dois adolescentes, que quebraram o vidro de seu carro e furtaram sua bolsa.
Dez casos semelhantes aconteceram nos últimos quatro meses em duas áreas distintas da marginal: entre as pontes Cidade Jardim e Octavio Frias de Oliveira e próximo da Ponte Engenheiro Ary Torres. Por isso, a Polícia Militar aumentou o número de veículos patrulhando a área nos horários de maior movimento - das 7h às 10h e entre as 17h e as 20h.
O caso envolvendo a engenheira citada acima terminou bem graças à ação de um PM que estava na região. Ele deteve os dois adolescentes e recuperou a bolsa, que foi devolvida para a vítima.
Menos sorte tiveram duas passageiras do taxista Aelson Santana Rocha. "Uma delas estava com um laptop. Eu avisei que era perigoso e, mal terminei de falar, um rapaz pediu para ela dar o computador", contou. O assalto também aconteceu na Marginal Pinheiros.
Boletim de ocorrência
Se as dicas citadas acima não derem certo, o motorista deve se manter calmo e entregar os pertences ao ladrão, sem reagir. Em seguida, deve entrar em contato com a PM e se dirigir a uma delegacia próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.
Para a polícia, um dos grandes erros é o não registro de BOs. "A maioria absoluta não registra ocorrência", disse o delegado José Carlos Gambarini, titular do 34º Distrito Policial, no Morumbi. Sem esse registro, não há como a corporação alimentar seu banco de dados - o que define se há ou não a necessidade de aumentar o policiamento. "A polícia não tem bola de cristal", completou o delegado.
Fonte: portal G1, 30 de maio de 2010

Novo consumidor leva 18% dos carros (29/05/2010)

Após rodar durante muitos anos em um Santana 1985 e depois em um Corsa 1996, o casal Enilda Fabreti e Gabriel Aguiar da Silva comprou o primeiro carro zero, um Celta 1.0 básico que custou R$ 26 mil. C (...)

Lentidão volta a crescer na Marginal (27/05/2010)