O setor de blindagem automotiva novamente bateu recorde de produção no país. Em 2011, 8.106 veículos receberam a proteção, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). O número é 10,55% superior ao de 2010, quando o segmento já havia batido recorde ao blindar 7.332 carros. A alternativa tem sido cada vez mais buscada por homens e mulheres de todas as regiões do Brasil, com medo da crescente violência urbana, ressalta o site UOL Notícias.
"O setor, que alguns anos atrás era restrito ao eixo Rio-São Paulo, definitivamente está se descentralizando. Estados do Nordeste, por exemplo, que antes não constavam nas estatísticas da entidade, passaram a ter participação, assim como os estados que compõem a região sul do país. Esses dados mostram que a sensação de insegurança - fator determinante para a busca da proteção balística - é geral", afirma Christian Conde, presidente da Abrablin.
O estado paulista é o primeiro no ranking dos que mais blindam veículos, com 78%. Rio de Janeiro é o segundo, com 14%. Pernambuco, com 2%, ocupa a terceira colocação, seguido por Paraná e Bahia, cada um com 1%. Os 4% restantes estão distribuídos entre Pará, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Goiás, estados que em 2011 tiveram demanda por esse tipo de serviço. A blindagem mais praticada no mercado é a de nível III-A, que suporta até tiros de pistolas 9mm e revólveres .44 Magnum.
A pesquisa da Abrablin também revela o perfil do usuário de blindagem. O público masculino é maioria (65%). Desse universo, 27% estão na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística (35%), a maioria, ou 25%, está na faixa de 50 a 59 anos. Do total dos usuários, 75% são executivos/empresários; 9%, artistas/cantores; 7%, juízes; 6%, políticos; outras ocupações (3%) completam o perfil.
O levantamento traçou, ainda, o ranking dos carros mais blindados em 2011. No segundo semestre, o Volvo XC60, encabeçou a lista, seguido pelo Volkswagen Tiguan e Toyota Corolla. O custo médio para se blindar um veículo foi de R$ 47.550,00 no ano passado. A pesquisa foi feita com a participação de 28 blindadoras filiadas à entidade, que representam 75% da produção total de veículos blindados no Brasil.
Fonte: UOL Notícias, 8 de maio de 2012

Blitz prende flanelinhas (10/05/2012)

Pelo menos 52 flanelinhas e três cambistas tinham sido presos até as 22h do dia 9 de maio nas imediações do estádio do Pacaembu (zona oeste de São Paulo), em uma operação realizada pelo DPPC (Departam (...)