Parking News

A velocidade média dos veículos em São Paulo melhorou em 2011 nas vias de trânsito rápido, como as marginais, nos horários de pico, mas não houve melhora nas demais ruas e avenidas. Os dados constam de um relatório divulgado dia 23 pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e são contestados por especialistas consultados pela Folha. "Talvez seja uma questão de fé: acredita quem quiser", disse Jaime Waisman, professor da USP e especialista em planejamento de transportes.
De acordo com o relatório, nas vias de trânsito rápido a velocidade média no horário de pico da manhã (7h às 10h) durante o ano foi de 48 km/h.
É a maior velocidade medida pela CET desde 1999.
No horário de pico da tarde (17h às 20h), o aumento foi de 20 km/h em 2010 para 26 km/h em 2011, maior velocidade média desde 2007.
A CET atribui a evolução às restrições a caminhões e ônibus fretados implantadas nos últimos anos, à ampliação da marginal Tietê e à conclusão do trecho sul do Rodoanel.
Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, diz que essas medidas realmente podem ter aumentado a velocidade média nas marginais, mas que isso não melhorou o trânsito como um todo.
"Quando restringe os caminhões, os carros chegam mais rápido e vão entupir os outros corredores", afirmou.
Waisman e Ejzenberg criticaram a metodologia da CET - agentes ficam em cima de prédios medindo quanto tempo os carros levam para trafegar por aquele trecho.
"Não é uma forma científica e exata de calcular", afirmou Waisman. Ejzenberg propõe o uso de GPS instalados nos carros.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de agosto de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Préos terão 8 mil vagas de garagem (25/08/2012)

Instalado do lado de dois dos corredores mais congestionados da capital, a Marginal do Pinheiros e o eixo formado pelas Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, o Parque da Cida (...)

Placa quer bike longe da linha 4 (24/08/2012)

Quem na última semana precisou parar a bicicleta nos arredores das Estações Paulista e Faria Lima, na Linha 4-Amarela do Metrô, enfrentou um problema inusitado. Nos postes logo na frente das entradas (...)

Vidro 100% escuro dá multa e 5 pontos (26/08/2012)

Embora comuns na cidade, as películas 100% escurecidas nos vidros são vetadas por lei. E o combate a essa infração tem crescido. A Polícia Militar registrou 5.700 autuações no Estado de São Paulo em 2 (...)

Malhação do Guga (28/08/2012)

A rede de academias Fórmula vai desembarcar em Santa Catarina nos próximos dias. O grupo Bodytech, dono da Fórmula, fechou uma parceria com a catarinense Multione Fitness, que tem entre seus sócios o (...)


Seja um associado Sindepark