Uma tecnologia wireless dedicada a reduzir o número de acidentes de trânsito começou a ser testada dia 21 nos Estados Unidos, em um programa financiado pelo governo federal americano. O departamento de Transportes explicou que o programa testado na cidade de Ann Arbor, em Michigan, permitirá que os veículos "conversem" entre si em tempo real, evitando colisões e melhorando o trânsito, destaca a AFP.
O secretário dos Transportes, Ray LaHood, lançou a segunda fase do programa Safety Pilot no campus da Universidade de Michigan: "Esta tecnologia de última geração oferece uma promessa real para melhorar a segurança e a eficiência em nossas estradas, e é uma combinação vencedora para os motoristas de todo os Estados Unidos".
O programa, coordenado pelo Instituto de Pesquisas do Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI) é o primeiro a testar esta tecnologia de comunicação entre veículos no mundo real.
Os carros, caminhões e ônibus que participam do programa estão equipados com dispositivos wireless que avisam os motoristas de perigos específicos, como uma colisão iminente em um cruzamento sem visibilidade, a partir da posição dos vários veículos.
Durante o teste, os dispositivos recolherão informações sobre a operacionalidade e a efetividade do sistema para reduzir acidentes.
A primeira fase do programa mostrou que 90% dos motoristas que utilizaram a tecnologia obtiveram benefícios de segurança.
Fonte: agência de notícias AFP (Agence France-Presse), 21 de agosto de 2012

Préos terão 8 mil vagas de garagem (25/08/2012)

Instalado do lado de dois dos corredores mais congestionados da capital, a Marginal do Pinheiros e o eixo formado pelas Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, o Parque da Cida (...)

Placa quer bike longe da linha 4 (24/08/2012)