O primeiro dos 19 novos trens do metrô do Rio de Janeiro entrou em operação às 10h do dia 24. Os novos carros chegam com a promessa de melhorar o transporte e reduzir a reclamação dos passageiros como lotação, tempo de espera entre as composições e os problemas de temperatura dentro das composições, aponta o R7.
De acordo com a concessionária MetrôRio, até dezembro, dez novos trens entrarão em circulação. Quando toda a frota estiver funcionando, em março de 2013, a previsão é de que os intervalos passem de seis minutos para quatro minutos nas pontas da linha (entre Pavuna e Central; Saens Peña e Central; e Ipanema/General Osório e Botafogo), e de três minutos para dois minutos no trecho compartilhado (Botafogo e Central).
O governador do Rio, Sérgio Cabral, participou da inauguração do novo trem e da primeira viagem até a estação Maracanã.
"As pessoas vão ganhar qualidade de vida. Esses novos trens vão para a linha 2 para servir a população que mais precisa. Estamos discutindo e tentando negociar a renovação completa da frota.
Com investimentos de R$ 320 milhões, os trens que circularão na linha 2 terão ar condicionado 33% mais potentes. As composições também têm mais espaço interno. Os bancos, dispostos em forma longitudinal, abrem mais lugar para os passageiros, que poderão mudar de carros durante a viagem, pois não há portas os separando.
Câmeras no interior dos carros transmitem imagens para a cabine do condutor e para o Centro de Controle de Tráfego da concessionária. Painéis de LED informam o mapa das estações e orientam o desembarque dos usuários.
Com os novos trens, o MetrôRio terá sua frota aumentada em 63% - serão 19 composições na linha 1 (114 carros) e 28 na linha 2 (168 carros) - e ampliará sua capacidade de passageiros de 700 mil para 1,2 milhão por dia.
Fonte: portal R7, 24 de agosto de 2012

Préos terão 8 mil vagas de garagem (25/08/2012)

Instalado do lado de dois dos corredores mais congestionados da capital, a Marginal do Pinheiros e o eixo formado pelas Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, o Parque da Cida (...)

Placa quer bike longe da linha 4 (24/08/2012)