Parking News

Em sete meses, o primeiro trem-bala do Brasil, ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, será leiloado. A previsão é que a concessão ocorra em março de 2009, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com Henrique Amarante da Costa Pinto, superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pressa do governo em implantar o projeto é justificada pela proximidade da Copa do Mundo de 2014.
Ainda em setembro a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela concessão, deve passar informações aos grupos interessados no leilão. O BNDES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vão estruturar o plano e entregar ao governo.
O traçado final dos cerca de 500 km de linha será definido nas próximas semanas. Por enquanto, o valor estimado da obra é de R$ 20 bilhões.
Em outubro, o grupo formado pelo BNDES e BID vai estipular o tempo de viagem do trem entre as duas cidades, o que definirá a velocidade do transporte. Estima-se que o percurso poderá ser realizado entre uma hora e meia e duas horas, com velocidade média das composições de cerca de 200 km/h.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de setembro de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Ciclovia na margem do Rio Pinheiros (15/09/2008)

À margem do Rio Pinheiros, será construída em 2009 uma ciclovia de 14,5 km, que irá do Autódromo de Interlagos à Usina de Traição, próxima da Ponte Engenheiro Ary Torres, beirando a Marginal Pinheiros (...)

Proibido estacionar na Augusta (14/09/2008)

As medidas da Prefeitura de São Paulo que proibiram o estacionamento aos sábados nos 8 km da Rua Augusta desagradaram aos comerciários, segundo informação da Folha de S. Paulo. Ricardo Patah, presiden (...)

Trem-bala pode chegar até aeroporto (11/09/2008)

O Aeroporto Internacional Tom Jobim e a estação Barão de Mauá (Leopoldina), no Rio de Janeiro, são dois destinos quase certos para o trem-bala que vai ligar São Paulo à capital fluminense. Mais de dez (...)

Estacionamento subterrâneo no Morumbi (12/09/2008)

Em reunião do comitê paulista para a Copa-2014, dia 11 de setembro, foi apresentada a empresa que irá explorar o estacionamento subterrâneo na praça próxima ao estádio do Morumbi. É o grupo CCR (forma (...)

Vagas sobrando (13/09/2008)

O incêndio que destruiu o Teatro Cultura Artística está se refletindo no movimento dos cinco estacionamentos da Rua Nestor Pestana, segundo informação veiculada pelo Jornal da Tarde. Localizado a meno (...)


Seja um associado Sindepark