Somente a partir do dia 1º de janeiro de 2009, quando começa a última etapa do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), as motocicletas que circulam pela região metropolitana de São Paulo vão atingir o padrão adotado para os carros em 1997. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, se mantido o crescimento atual da frota de veículos, em dez anos a de motos ultrapassará a de carros na emissão de poluentes no ar. Apesar disso, o Ministério do Meio Ambiente prevê redução no índice geral para 2009.
A projeção de uma década para o aumento na poluição expelida por motos foi feita pela consultoria EnvironMentality, especializada em tecnologias não-poluentes. A empresa considerou a manutenção do ritmo de crescimento e de renovação da frota da capital paulista dos últimos 50 anos.
Atualmente, as motos já superam os carros nos índices de monóxido de carbono (CO), que agrava alergias, e dos hidrocarbonetos (HC), que têm efeito cancerígeno e aumentam o efeito estufa (metano).
Em 2009, as motos novas (de até 150 cc; 79% do mercado) terão de diminuir os índices de participação na poluição em mais da metade para o monóxido de carbono e em um terço para os hidrocarbonetos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de setembro de 2008

Categoria: Cidade

Ciclovia na margem do Rio Pinheiros (15/09/2008)

À margem do Rio Pinheiros, será construída em 2009 uma ciclovia de 14,5 km, que irá do Autódromo de Interlagos à Usina de Traição, próxima da Ponte Engenheiro Ary Torres, beirando a Marginal Pinheiros (...)