Todos os anos, mais de 2 mil crianças morrem no Brasil vítimas de atropelamentos, colisões entre carros ou atingidas quando andam de bicicletas. Essa é uma das razões pela qual a semana do trânsito deste ano - de 18 a 25 de setembro - tenha como tema A Criança e o Trânsito. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, um estudo da ONG Criança Segura, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que o trânsito é responsável por 40% das mortes por causas externas (as que não são decorrentes de doenças) de crianças e adolescentes de até 14 anos.
Há sete anos, o número de crianças vítimas fatais tem caído, mas em ritmo lento. Em nenhum ano a redução foi superior a 7%. Em 2006, ano do último levantamento, 2.062 crianças morreram nas ruas e estradas de todo o País.
Os atropelamentos são a principal causa de mortes de crianças no trânsito, respondendo por 48% dos acidentes fatais. O número de meninos vítimas desses acidentes é praticamente o dobro do de meninas e a faixa etária mais atingida é entre 11 e 14 anos.
As colisões entre os veículos e os acidentes envolvendo ciclistas também são as outras principais causas de mortes de crianças no trânsito, correspondendo a 24% e 22%, respectivamente. Embora seja obrigatório o uso do cinto de segurança, muitas dessas mortes são causadas pela falta desse acessório ou pelo uso errado.
O trânsito também ocupa a terceira posição no ranking de hospitalizações de crianças por acidentes no Brasil. Os atropelamentos mais uma vez dominam as estatísticas, com 53% dos casos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de setembro de 2008

Ciclovia na margem do Rio Pinheiros (15/09/2008)

À margem do Rio Pinheiros, será construída em 2009 uma ciclovia de 14,5 km, que irá do Autódromo de Interlagos à Usina de Traição, próxima da Ponte Engenheiro Ary Torres, beirando a Marginal Pinheiros (...)

Proibido estacionar na Augusta (14/09/2008)