Parking News

Cidade de Helsinque, capital da Finlândia, estuda adotar um plano de transporte urbano que use tecnologia para aliar aos vários meios de transporte disponíveis na região, a fim de reduzir drasticamente a frota de automóveis privados. Segundo o diário finlandês, a ideia é reunir todos os serviços oferecidos pelas diferentes operadoras regionais. Um exemplo do conceito é que uma rota pode aliar um aluguel de bicicleta, um trecho de bonde e, por fim, uma locação de veículo, por causa de mudanças meteorológicas, tudo coordenado pelo aplicativo e mediante um só pagamento. A prefeitura da cidade quer começar a testar o plano já no começo de 2015 e fazer experiências até uma possível implantação completa em 2025.
O primeiro contemplado seria Vallila, uma região que alia residências e algumas indústrias. E o segundo seria Kalasatama, no centro da capital. Os primeiros estudos foram feitos a partir de uma tese de mestrado escrita pela engenheira de transportes da prefeitura de Helsinki. "O carro não é mais um sonho de consumo para os jovens", disse Heikkilii, acrescentando que os mesmos pedem uma malha de transportes mais simples, mais flexível e mais barata, não oferecido pelo sistema atual em Helsinque, onde não existe uma operadora única de todos os transportes públicos.
A engenheira cita o setor de telecomunicações como modelo para uma oferta de serviços diferente do atual. Nele, uma pessoa poderia pagar por transporte pelo quilômetro, enquanto outra poderia comprar um pacote mensal que incluiria um número de quilômetros rodados em carro de aluguel e também um bilhete para a utilização da malha de metrô da cidade.
"Acho que esse sistema poderia funcionar, mesmo que as pessoas mais velhas não queiram deixar de ter seus carros. Esse tipo de mudança é gradual", explica, acrescentando que os dez anos de testes devem ser suficientes para assegurar uma mudança no comportamento dos habitantes da capital finlandesa.
Fonte: Revista Carta Capital, 23 de julho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)

Novas faixas exclusivas em SP (20/07/2014)

Tem nova faixa exclusiva para ônibus em Itaquera, na zona leste. O espaço só para os coletivos foi aberto nesta segunda (21) nas avenidas Professor Engenheiro Ardevan Machado (entre a rua Doutor Luiz (...)

Para pôr ordem no caos (23/07/2014

Imagens das avenidas congestionadas trens e metrôs lotados já fazem parte da paisagem das manhãs e dos fins de tarde em São Paulo. O caos na mobilidade - um problema em maior ou menor grau compartilha (...)

Indústria conectada (20/07/2014)

Não são somente os robôs que mudam a indústria. Recentemente, a GE divulgou a quarta edição do estudo anual de seu Barômetro Global da Inovação. Um dos destaques da pesquisa, que ouviu 3.209 executivo (...)

Galeão muda de donos e de perfil (19/07/2014)

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras, que prometem amp (...)

Estacionamento: votação está aada (15/07/2014)

A Câmara adiou por seis sessões ordinárias a segunda discussão de projeto que estabelece critérios para a destinação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. A matéria de Fernando Henriqu (...)

Mudanças afetam estacionamento (20/07/2014)

As novas mudanças na região da Zona Portuária, que começaram na manhã do dia 19, não pegaram os moradores de surpresa, mas provocaram controvérsias. Por conta da interdição da Rua Pedro Ernesto, para (...)


Seja um associado Sindepark