A lei que regulamenta os estacionamentos privados de Guarapuava, na região central do Paraná, está valendo desde o dia 14 na cidade. As mudanças alteram, principalmente, as formas de cobrança dos estabelecimentos. A lei foi sancionada no dia 18 de junho e publicada apenas na semana terminada dia 18, de acordo com a Câmara Municipal.
A lei exige que o preço para estacionar seja calculado a cada dez minutos, ou seja, o valor da hora vai ser dividido em seis. Em um estacionamento que cobra R$ 3 por hora, com a nova lei, o cliente passa a pagar R$ 0,50 a cada dez minutos. Também conforme a nova lei, todos os estacionamentos devem apresentar placa na entrada com letras visíveis, informando o preço cobrado por veículo e também pelo período.
Entretanto, a mudança pode fazer o preço subir e faz com que alguns donos de estacionamento na cidade discordem da medida. "Em dez minutos pode acontecer muita coisa, pode ter um imprevisto, esbarrar em um carro e R$ 0,50 não vai pagar o conserto de um esbarrão de um carro atualmente", explicou o dono de um estacionamento de Guarapuava, Márcio José Santos.
Enquanto alguns discordam da nova lei, outros donos de estacionamentos já pensam em alternativas para manter o valor sem sair no prejuízo. "A minha ideia, por exemplo, é corar R$ 3, dar dez minutos, se for o caso, e dar 50 minutos de tolerância para a pessoa ficar dentro do estacionamento", revelou o empresário Irajá Blanc.
Opiniões diferentes
Já a opinião dos motoristas está dividida. O vendedor Edson Gonçalves de Lima acredita que a nova lei é válida caso ele precise estacionar para fazer algo rápido no Centro da cidade. "A gente vai pagar pelo tempo que o veículo ficou no estacionamento", opinou. Já o advogado Jair Gavino Filho acredita que, apesar da cobrança a cada dez minutos tornar o estacionamento privado uma opção mais barata do que o próprio Estar, os donos dos estabelecimentos acabam sendo prejudicados. "Os dez minutos acabam inviabilizando para o empresário e causa mais riscos por causa de um grande movimento em um espaço muito pequeno", afirmou.
Fiscalização
A fiscalização dos estacionamentos de Guarapuava será feita por profissionais do Procon. "Nós vamos verificar se os preços estão fixados na entrada do estabelecimento. Preços tanto da hora cheia, quanto da hora fracionada. Nós também vamos verificar se foi colocada a iluminação noturna", revelou o coordenador do Procon na cidade, Weslley Arêdes.
O Procon informou que a previsão é de que a fiscalização nos estacionamentos de Guarapuava comece a partir da primeira semana de agosto. Os donos de estabelecimentos ainda estão sendo notificados sobre a nova lei e, caso a determinação não seja cumprida, os empresários podem ter que pagar multa.
Fonte: G1, 17 de julho de 2014

Categoria: Mercado

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)