Parking News

Com três cães e um filho a caminho, a gerente de marketing Camila Borges vê em um esportivo utilitário a solução para sua necessidade por espaço interno e robustez para o dia a dia. A busca pelo modelo ideal, que leva em consideração quem oferece mais por menos e inclui muitas contas, já dura quase dois meses.
O adiamento para fechar negócio evidencia o comportamento atual de boa parte dos consumidores, que têm analisado todas as possibilidades antes de assinar o cheque ou assumir as prestações de um financiamento.
CRISE E DESCONTOS
Se por um lado o mercado retraído preocupa os fabricantes, abre boas oportunidades para os compradores.
Os números registrados pela Anfavea (entidade que representa as fabricantes de veículos) não são bons. No primeiro semestre de 2014, houve queda de 7,3% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves sobre 2013.
"As fabricantes acabam dando férias coletivas e reduzindo a jornada dos funcionários, pois os pátios já estão cheios. Há uma grande oferta de veículos no mercado, fator que leva à queda de preços", analisa Igor Kalassa, presidente da 4life Sistemas e Soluções, que presta serviços para concessionárias.
Para encontrar boas ofertas, é preciso pesquisar. A Folha consultou 24 concessionárias de diversas marcas localizadas na Grande São Paulo e encontrou não só modelos com descontos, mas também automóveis vendidos com benefícios adicionais.
Algumas marcas têm percebido que o consumidor está mais exigente e indiferente até mesmo à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), prorrogada pelo governo até o fim deste ano. Descontos e promoções não bastam.
"Talvez a gente espere até as concessionárias oferecerem ofertas mais convincentes, como IPVA grátis ou acessórios que não sejam equipamentos de série. Precisamos de algo que realmente nos empolgue", diz a gerente de marketing Camila Borges.
Ao detectar esse novo comportamento dos clientes, as fabricantes apostam em campanhas mais agressivas.
Porém, mesmo com cenário a seu favor, o consumidor deve conter a empolgação. "Ele precisa refletir se está comprando realmente o carro que precisa. É comum, na hora da euforia, adquirir um modelo que não seja o ideal", afirma Igor Kalassa, presidente da empresa 4life Sistemas e Soluções.
Mesmo que seja um bom momento para comprar, o valor de venda dos carros zero-quilômetro não deve ser o único fator considerado. Naturalmente, a queda do preço do novo leva modelos usados a uma depreciação.
Neste cenário, investir em um seminovo pode ser uma opção interessante.
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de julho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)

Novas faixas exclusivas em SP (20/07/2014)

Tem nova faixa exclusiva para ônibus em Itaquera, na zona leste. O espaço só para os coletivos foi aberto nesta segunda (21) nas avenidas Professor Engenheiro Ardevan Machado (entre a rua Doutor Luiz (...)

Para pôr ordem no caos (23/07/2014

Imagens das avenidas congestionadas trens e metrôs lotados já fazem parte da paisagem das manhãs e dos fins de tarde em São Paulo. O caos na mobilidade - um problema em maior ou menor grau compartilha (...)

Transporte conectado (23/07/2014)

Cidade de Helsinque, capital da Finlândia, estuda adotar um plano de transporte urbano que use tecnologia para aliar aos vários meios de transporte disponíveis na região, a fim de reduzir drasticament (...)

Indústria conectada (20/07/2014)

Não são somente os robôs que mudam a indústria. Recentemente, a GE divulgou a quarta edição do estudo anual de seu Barômetro Global da Inovação. Um dos destaques da pesquisa, que ouviu 3.209 executivo (...)

Galeão muda de donos e de perfil (19/07/2014)

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras, que prometem amp (...)

Estacionamento: votação está aada (15/07/2014)

A Câmara adiou por seis sessões ordinárias a segunda discussão de projeto que estabelece critérios para a destinação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. A matéria de Fernando Henriqu (...)

Mudanças afetam estacionamento (20/07/2014)

As novas mudanças na região da Zona Portuária, que começaram na manhã do dia 19, não pegaram os moradores de surpresa, mas provocaram controvérsias. Por conta da interdição da Rua Pedro Ernesto, para (...)


Seja um associado Sindepark