Parking News

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o projeto de lei que permitirá a construção de uma unidade do Sesc na frente do Mercado Municipal, no centro da capital. Aprovada pelos vereadores no mês passado, a lei que cede o terreno ao Serviço Social do Comércio foi publicada dia 15, e abre espaço para a revitalização do Parque D. Pedro II, prometida há mais de dez anos.
Com a nova legislação, o Sesc tem agora prazo de 12 meses para apresentar à Prefeitura um projeto de ocupação da área, que é municipal e já abrigou os Edifícios Mercúrio e São Vito. Totalmente degradados, ambos foram desapropriados e posteriormente demolidos pela gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, em 2011. Desde então, apenas um estacionamento público para clientes do Mercadão foi feito no local.
A remodelação do parque já foi explorada por diversos urbanistas, durante as gestões de Marta Suplicy, José Serra e Gilberto Kassab. Na última proposta apresentada, a região ganharia novos pontilhões, espelhos d'água e até um parque linear.
A ideia atual, no entanto, é mais "pé no chão". Haddad não quer mudanças somente urbanísticas, mas econômicas e sociais, levando-se em conta que a área é tomada de moradores de rua e usuários de drogas.
O aspecto econômico também é ambicioso: inclui uma reformulação viária da Rua 25 de Março, que fica a menos de 1 quilômetro do parque, e a construção de um shopping popular no lugar da Feira da Madrugada.
Expansão
Diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda diz que a entidade vai procurar conhecer os estudos já desenvolvidos antes de definir o desenho final. "A arquitetura para nós tem de ser mais do que uma manifestação artística. Tem de ter um caráter educativo e de acesso."
Segundo Miranda, a futura unidade vai oferecer todos os serviços tradicionais, como áreas de convivência, de esportes e cultura, com direito a teatro. "Com ele, poderemos movimentar também a vida noturna da região", ressalta.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de julho de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)

Novas faixas exclusivas em SP (20/07/2014)

Tem nova faixa exclusiva para ônibus em Itaquera, na zona leste. O espaço só para os coletivos foi aberto nesta segunda (21) nas avenidas Professor Engenheiro Ardevan Machado (entre a rua Doutor Luiz (...)

Para pôr ordem no caos (23/07/2014

Imagens das avenidas congestionadas trens e metrôs lotados já fazem parte da paisagem das manhãs e dos fins de tarde em São Paulo. O caos na mobilidade - um problema em maior ou menor grau compartilha (...)

Transporte conectado (23/07/2014)

Cidade de Helsinque, capital da Finlândia, estuda adotar um plano de transporte urbano que use tecnologia para aliar aos vários meios de transporte disponíveis na região, a fim de reduzir drasticament (...)

Indústria conectada (20/07/2014)

Não são somente os robôs que mudam a indústria. Recentemente, a GE divulgou a quarta edição do estudo anual de seu Barômetro Global da Inovação. Um dos destaques da pesquisa, que ouviu 3.209 executivo (...)

Galeão muda de donos e de perfil (19/07/2014)

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras, que prometem amp (...)

Estacionamento: votação está aada (15/07/2014)

A Câmara adiou por seis sessões ordinárias a segunda discussão de projeto que estabelece critérios para a destinação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. A matéria de Fernando Henriqu (...)

Mudanças afetam estacionamento (20/07/2014)

As novas mudanças na região da Zona Portuária, que começaram na manhã do dia 19, não pegaram os moradores de surpresa, mas provocaram controvérsias. Por conta da interdição da Rua Pedro Ernesto, para (...)


Seja um associado Sindepark