Parking News

A Prefeitura de São Paulo quer mudar a Operação Urbana Faria Lima, na zona sul, para requalificar a Avenida Santo Amaro entre as Avenidas Juscelino Kubitschek e Bandeirantes. Estão previstas obras como um túnel sob a Avenida Hélio Pelegrino e o aterramento de fios. O prefeito Fernando Haddad disse, dia 18, que, em agosto, vai enviar para Câmara Municipal um projeto para incluir a Santo Amaro na área de abrangência da Operação Urbana.
"Não só pela segurança, mas por questões estéticas. É uma avenida muito precária", disse Haddad ao ser questionado sobre um fio de alta tensão que caiu, matou uma pessoa e feriu outra na quinta-feira na zona leste. Fio também caiu ontem na Avenida Nícolas Boer, zona oeste.
Responsável pelos fios, a AES Eletropaulo informou que 3 mil km já estão no subterrâneo. "Não depende só da AES (o aterramento). É preciso que o poder público e a agência reguladora se envolvam", disse, em nota.
Haddad afirmou que há quase R$ 500 milhões de recursos. A operação é um instrumento de revitalização urbanística que tem dispositivos de arrecadação, a partir da autorização para construções, cuja verba só pode ser usada na área.
Professora da Universidade de São Paulo (USP), a urbanista Ermínia Maricato diz que os aterramentos não são as prioridades, mas usar o dinheiro é uma boa ideia. "A lei manda que se faça lá. Mas, se for possível fazer em uma área maior, melhor ainda."
Para o professor de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) John Paul Henpel Lima, a fiação aterrada evita acidentes. "O sistema, de fato, é caro. Mas falta vontade política para implementá-lo."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de julho de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)

Novas faixas exclusivas em SP (20/07/2014)

Tem nova faixa exclusiva para ônibus em Itaquera, na zona leste. O espaço só para os coletivos foi aberto nesta segunda (21) nas avenidas Professor Engenheiro Ardevan Machado (entre a rua Doutor Luiz (...)

Para pôr ordem no caos (23/07/2014

Imagens das avenidas congestionadas trens e metrôs lotados já fazem parte da paisagem das manhãs e dos fins de tarde em São Paulo. O caos na mobilidade - um problema em maior ou menor grau compartilha (...)

Transporte conectado (23/07/2014)

Cidade de Helsinque, capital da Finlândia, estuda adotar um plano de transporte urbano que use tecnologia para aliar aos vários meios de transporte disponíveis na região, a fim de reduzir drasticament (...)

Indústria conectada (20/07/2014)

Não são somente os robôs que mudam a indústria. Recentemente, a GE divulgou a quarta edição do estudo anual de seu Barômetro Global da Inovação. Um dos destaques da pesquisa, que ouviu 3.209 executivo (...)

Galeão muda de donos e de perfil (19/07/2014)

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras, que prometem amp (...)

Estacionamento: votação está aada (15/07/2014)

A Câmara adiou por seis sessões ordinárias a segunda discussão de projeto que estabelece critérios para a destinação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. A matéria de Fernando Henriqu (...)

Mudanças afetam estacionamento (20/07/2014)

As novas mudanças na região da Zona Portuária, que começaram na manhã do dia 19, não pegaram os moradores de surpresa, mas provocaram controvérsias. Por conta da interdição da Rua Pedro Ernesto, para (...)


Seja um associado Sindepark