Parking News

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras, que prometem ampliar a capacidade de voos e "reproduzir o life style (estilo de vida) carioca", só serão concluídas em 2016.
Até lá a concessionária terá o desafio de alavancar as receitas para fazer valer o investimento de R$ 19 bilhões de outorga pagos ao governo. A meta é dobrar as receitas comerciais, que hoje representam cerca de 25% do faturamento, com novas franquias e serviços.
Já no próximo mês, serão duas novas opções de alimentação. Mas a ambiciosa estratégia comercial, ainda em elaboração, também estuda atrair grandes redes de varejo, hotel e até um centro de convenções no entorno do aeroporto. Para suportar tantas transformações, o consórcio - formado por Odebrecht Transport, Changi Airports e Infraero - espera para setembro o desembolso de parte do financiamento do BNDES, com valor superior a R$ 1 bilhão.
"No primeiro momento, é fundamental a estratégia comercial para, no curto e médio prazos, podermos alavancar mais as receitas. A equação é um composto de variáveis, um equilíbrio dinâmico entre as receitas comerciais e aeroportuárias", diz Sandro Fernandes, novo diretor comercial do aeroporto. Segundo ele, a meta é chegar entre 40% e 50% em 20 meses.
A partir daí, quando o terminal deve inaugurar as primeiras reformas, com novas pontes e áreas de embarque, o foco será ampliar as operações de voos e rotas com as companhias aéreas. "São duas alavancas para brincar com a equação. A mais rápida é trazer mais comércio, mais serviços, mais opções de compra. O incremento de rota demora mais, mas quando você traz mais voos, essa equação começa a mudar", completa.
As mudanças serão implementadas de acordo com o cronograma das obras, que prevê ainda um prédio de estacionamentos e um novo pátio de aeronaves. As reformas foram iniciadas no último mês, segundo o consórcio. O conceito que marcará a experiência do passageiro na arquitetura e configuração do terminal será "uma extensão da calçada de Ipanema", conta Fernandes.
"O posicionamento do aeroporto terá duas vertentes: o life style carioca, que o mundo vem buscar e conhecer em Copacabana, Ipanema, Leblon. Mas com uma abertura global, sofisticado sem ser rígido ou elitista", explica o executivo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 19 de julho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

49% apoiam rozio ampliado, z Datafolha (21/07/2014)

A ampliação do rodízio de veículos para o dia todo divide os paulistanos, aponta nova pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de julho. A medida foi implantada em caráter excepcional cinco vezes (...)

Novas faixas exclusivas em SP (20/07/2014)

Tem nova faixa exclusiva para ônibus em Itaquera, na zona leste. O espaço só para os coletivos foi aberto nesta segunda (21) nas avenidas Professor Engenheiro Ardevan Machado (entre a rua Doutor Luiz (...)

Para pôr ordem no caos (23/07/2014

Imagens das avenidas congestionadas trens e metrôs lotados já fazem parte da paisagem das manhãs e dos fins de tarde em São Paulo. O caos na mobilidade - um problema em maior ou menor grau compartilha (...)

Transporte conectado (23/07/2014)

Cidade de Helsinque, capital da Finlândia, estuda adotar um plano de transporte urbano que use tecnologia para aliar aos vários meios de transporte disponíveis na região, a fim de reduzir drasticament (...)

Indústria conectada (20/07/2014)

Não são somente os robôs que mudam a indústria. Recentemente, a GE divulgou a quarta edição do estudo anual de seu Barômetro Global da Inovação. Um dos destaques da pesquisa, que ouviu 3.209 executivo (...)

Estacionamento: votação está aada (15/07/2014)

A Câmara adiou por seis sessões ordinárias a segunda discussão de projeto que estabelece critérios para a destinação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. A matéria de Fernando Henriqu (...)

Mudanças afetam estacionamento (20/07/2014)

As novas mudanças na região da Zona Portuária, que começaram na manhã do dia 19, não pegaram os moradores de surpresa, mas provocaram controvérsias. Por conta da interdição da Rua Pedro Ernesto, para (...)


Seja um associado Sindepark