Voar no Brasil na última década virou sinônimo de check-in demorado, decolagens fora do horário e filas intermináveis na alfândega. Nos últimos meses, os viajantes que utilizam o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, o maior do País, passaram a conviver com um novo calvário: a falta de vaga para estacionar. Todos os dias, em torno de 10.000 automóveis disputam as 3.780 existentes ali.
No início da manhã e em alguns períodos da noite, portanto, é preciso rodar por cerca de quinze minutos até encontrar um lugar vazio. Foi o que a reportagem de Veja São Paulo constatou em visita na sexta-feira, dia 19, às 7h15 da manhã. Embora não estivesse lotado, o local operava no limite - contamos apenas 35 espaços disponíveis, bem afastados. Apressados, alguns motoristas deixavam o carro sobre calçadas e canteiros de grama. "Venho aqui, em média, uma vez por mês", disse o proprietário de uma caminhonete vermelha, parada em ponto proibido. "Não posso perder quase meia hora procurando vaga." Condenável, a prática não acarreta multa, pois se trata de um ambiente público administrado por uma empresa privada, a Maxipark.
Fiscalizado pela Polícia Militar, o tráfego nas plataformas de embarque e desembarque, por onde transitam diariamente mais de 70.000 passageiros, costuma ser igualmente caótico. "Muitas pessoas acham que é permitido ficar nesses trechos por até dois minutos se o motor continuar ligado", diz o sargento José Augusto Sartin, um dos responsáveis pela base local da PM. "Nossa missão é deixar essas áreas sempre livres."
Dezenas de motoristas, impedidos de aguardar ali, costumam esperar parentes ou conhecidos em vias também proibidas ao redor de Cumbica. A Infraero anunciou no ano passado a construção de um edifício no qual caberiam 4.000 carros. O prédio ajudaria a aliviar o problema, mas não saiu do papel - a estatal alega que ainda está preparando o projeto para a licitação e não divulga prazos. Pelo menos por enquanto, portanto, a única saída para quem precisa estacionar no terminal é sair de casa mais cedo. Ou recorrer às garagens vizinhas.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 1º de dezembro de 2010

Categoria: Mercado

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)