O governo dos Estados Unidos pode pedir a inclusão de uma tecnologia para desabilitar o sinal de celulares dentro de carros, segundo informações da MSNbc. A iniciativa partiu do Departamento de Transportes do país, que registrou cerca de 5,5 mil acidentes relacionados ao uso de celular no trânsito em 2009.
O secretário dos transportes, Raymond LaHood, afirmou que a tecnologia já existe, mas ainda não deu previsão para a implantação dela. Qualquer tipo de "embaralhador de sinal" é proibido no país, então a tecnologia consistiria em um sistema que mediria a velocidade do celular. Quando excedida uma medida específica, um sinal seria enviado por Bluetooth para desabilitar a rede do aparelho, explica o Olhar Digital.
O governo também lançou uma campanha com um vídeo chamado "faces da direção distraída" para conscientizar os motoristas desse perigo. Os Estados Unidos não têm nenhuma lei federal para regulamentar o uso de celulares no trânsito. Por enquanto, cabe a cada Estado definir as regras para o celular no volante.
Fonte: portal Olhar Digital/UOL Notícias, 29 de novembro de 2010

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)

Multa da inspeção começa a 6 (25/11/2010)