Os motoristas que não licenciaram os veículos já podem ser multados desde o dia 29 nas rodovias que cortam o Estado de São Paulo. São 42 radares inteligentes espalhados pelas 24 rodovias estaduais. O sistema irá detectar não apenas carros com placas paulistas, mas de todo o Brasil, alerta o portal G1. Quem for flagrado recebe multa gravíssima no valor de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
O tenente da Polícia Militar Rodoviária Moacir Mathias explica o funcionamento do sistema. "É um leitor de placas. Ele transforma a imagem da placa em dado e consulta em nossos bancos de dados. É uma consulta automática que volta em menos de um segundo nas mãos do policial na rodovia."
O sistema inovador começou a operar em setembro, detectando veículos roubados e furtados.
Todas as placas fotografadas pelos radares ficarão registradas em arquivos do governo. "Isso criará um banco de dados que irá proporcionar um melhor trabalho de inteligência da polícia", afirmou o coronel da PM Jean Charles Oliveira, comandante do policiamento rodoviário de São Paulo. "Teremos mais dados sobre o movimento nas rodovias", concluiu o coronel.
Fonte: portal G1, 29 de novembro de 2010

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)

Multa da inspeção começa a 6 (25/11/2010)