A cadeia de negócios envolvida com automóveis vive um de seus melhores momentos. Com os estacionamentos não poderia ser diferente. Comparando os doze meses terminados em outubro com o período imediatamente anterior, o segmento registra uma expansão média anual da ordem de 15%. Tal crescimento é ainda mais significativo quando se analisam isoladamente as empresas de estacionamentos em shopping centers. A análise é do jornal Valor Econômico.
Há algumas que têm conseguido dobrar de um ano para outro o total de vagas abertas. Foi o que aconteceu com a STP - Serviços e Tecnologia de Pagamento S/A, empresa que opera o serviço Sem Parar/Via Fácil de estacionamentos, e que teve origem nos pedágios em rodovias em vários Estados brasileiros. "De 2007 para 2008 dobramos de tamanho. No ano passado crescemos 96% nas nossas operações em shopping", relata Pedro Donda, presidente da empresa. Comparando outubro deste ano com o mesmo mês de 2009, a STP constatou um aumento de 56% nas transações (entradas ou saídas) nos 62 shopping centers em que opera o serviço em todo o País.
Além do consistente e intenso crescimento da produção automotiva - o Brasil já está entre os cinco maiores produtores de veículos do mundo - quem atua com serviço de estacionamento em shopping contou também com a forte expansão dessa indústria nos últimos anos.
Segundo estudos da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o número de lojas abertas registrou crescimento expressivo, ficando na média dos últimos cinco anos em 15%, num total que atinge hoje 73.775 pontos. Atraiu uma multidão que em 2009 totalizou 348 milhões de pessoas. Grande parte desses visitantes chegou e saiu dos centros de compras dirigindo um automóvel e, portanto, usou os serviços de estacionamento.
"O shopping é hoje o que era o centro da cidade para as pessoas da minha geração", diz Helio Cerqueira Jr., que preside a Estapar, uma das líderes no ramo de estacionamento. "Como nos velhos centros urbanos da minha infância, os shoppings representam possibilidade de compra e lazer com segurança e conforto", diz.
É em razão de todos esses fatores que esse segmento do varejo não para de crescer. Na Estapar, a oferta de vagas nos pátios dos shopping centers até o mês de outubro totalizou 25.000, comparado a 18.500 em outubro de 2009, uma expansão de 35,1%.
Pelo critério de veículos que ocuparam essas vagas, o avanço é ainda maior, chegando a 43% na mesma comparação.
"A economia como um todo está crescendo, há mais veículos nas ruas, há mais shoppings sendo abertos e acredito que ainda pelos próximos cinco anos a tendência será de expansão nesse negócio", comenta Cerqueira Jr.
De acordo com o empresário, a atividade de estacionamento em shopping se tornou tão importante para essa indústria que a disposição dos locais onde ficarão estacionados os carros dos clientes é considerada hoje já a partir do projeto inicial do shopping. "Nossa importância hoje é tanta que, muitas vezes, somos consultados pelos incorporadores até para opinar na fase inicial das especificações do projeto", afirma Cerqueira Jr.
E a tendência atual do desenho dos estacionamentos em shopping, segundo o presidente da Estapar, é de se dar maior atenção à velocidade de entrada e saída dos veículos do que propriamente o número de vagas estáticas. "Hoje a prioridade é fazer um layout da área de estacionamento que permita a entrada e saída com facilidade e rapidez, pois assim as vagas serão utilizadas em sua plenitude", diz o empresário. Ele recorda que, antigamente, o que se olhava era mais a capacidade do estacionamento.
A seu ver, daqui para frente e, principalmente, com a tendência de crescimento consistente do ramo, um dos ingredientes para o sucesso dos grandes centros de compras também será a flexibilidade e a maleabilidade da operação dos estacionamentos.
Fonte: Valor Econômico (SP), 25 de novembro de 2010

Nota da Estapar:
A Estapar informa que administra no total 30 mil vagas de estacionamentos em shoppings no Brasil.

Categoria: Mercado

Conções de trânsito melhoram (24/11/2010)

Como um todo, a melhora das condições das rodovias brasileiras ainda anda na velocidade de caminhões pesados, mas já começa a mostrar evolução, segundo dados apurados em pesquisa anual da Confederação (...)

Multa da inspeção começa a 6 (25/11/2010)