O prefeito Gilberto Kassab sancionou dia 27 de maio a lei de criação da Fundação Teatro Municipal de São Paulo. No evento, realizado na prefeitura, com a presença de diversos secretários municipais, como o da cultura, Carlos Augusto Calil, também foram anunciadas a programação para o ano e a data de reabertura do teatro, marcada para 10 e 11 de junho, para convidados, e dia 12 do mesmo mês, para o público, informou o jornal Estado de S. Paulo.
Na cerimônia, também foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalém, o projeto de construção de um estacionamento que ficará nas esquinas das ruas 24 de Maio e Conselheiro Crispiniano. O edifício, com área total de 12 mil m² e nove andares, atenderá o público no entorno do teatro e também terá uma passagem subterrânea com acesso direto ao Municipal.
O teatro, que havia passado por reformas em 1956 e em 1988 (até 1991), completa cem anos no dia 12 de setembro e está fechado desde julho de 2008 para reformar a fachada e o interior, com destaque para o palco e a parte cenotécnica, considerada obsoleta e que impedia, por exemplo, que óperas e outras grandes produções pudessem ser apresentadas. "Como vocês sabem, o principal, o atraso nas obras do palco é que trouxe a reabertura a esta data. Tivemos dificuldades na licitação da reforma do palco, mas agora poderemos ter um aumento da produção artística e receber espetáculos mais complexos. Trata-se de uma tecnologia que nós ainda não dominamos, mas nossos funcionários acompanharam todo o processo e estarão aptos a desempenhar suas funções", disse o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.
Foram quase três anos de obras e um investimento superior a R$ 26 milhões, com recursos financiados pelo Banco Intermediário de Desenvolvimento (BID). O projeto de lei para transformar o Municipal em uma fundação havia sido aprovado, em segunda votação, na Câmara de São Paulo, no último dia 5.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de maio de 2011

Categoria: Fique por Dentro

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)