Parking News

Mais antigo parque público de São Paulo, o Jardim da Luz, no centro, será reformado no segundo semestre. A Prefeitura pretende restaurar o conjunto formado pelo aquário, a Ilha dos Amores e o Lago de Diana. A ideia é que o local receba espécies nativas dos Rios Tietê e Paraíba do Sul, transformando-se em ponto de visitas educativas, segundo reportagem do Jornal da Tarde. Atualmente, a calçada que conduz o visitante à entrada do aquário, que é subterrâneo, apresenta rachaduras. Técnicos da Prefeitura encontraram vazamentos também no corredor interno, onde ficam as janelas que permitem ver os peixes.
A última reforma havia sido feita em 2000, com o objetivo de retomar características do espaço no fim do século 19 e recuperá-lo do estado de degradação. A estrutura foi projetada pelo engenheiro e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, trazido ao Brasil em 1858, a convite do imperador d. Pedro II.
O projeto, elaborado pela SPUrbanismo, prevê o restauro das canaletas, dos canteiros e do piso de mosaico, além da reforma da escultura de Diana e a impermeabilização do tanque onde ficam os peixes. As demais esculturas expostas no parque, algumas do acervo da Pinacoteca do Estado, estão em bom estado de conservação, segundo o engenheiro Walter Ramos, coordenador do site Monumentos de São Paulo.
"O parque tem um acervo riquíssimo e não há vandalismo lá dentro", diz Ramos, citando obras de Victor Brecheret, Lasar Segall e Nuno Ramos. Criado para ser uma espécie de Jardim Botânico em um terreno cortado por uma antiga tribo indígena, o caminho do Guaré, o local foi transformado em jardim público em 1825.
Fonte: Jornal da Tarde, 26 de maio de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)

Caiu (25/05/2011)

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 5116/2009, que impunha um período de carência de 15 minutos para o pagamento de estacionamento nas vaga (...)

Zona Azul pode aumentar para R$ 5,00 (24/05/2011)

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP) divulgou dia 23 de maio o plano operacional de trânsito para o período junino na cidade e fez um mapeamento em 14 ruas próx (...)

Ibama barra a duplicação da Régis (27/05/2011)

O processo de licenciamento para a duplicação da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no principal trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira, terá de recomeçar do zero. (...)


Seja um associado Sindepark