Parking News

Lotado. Nem é preciso dizer que a oferta de vagas nos estacionamentos particulares de Alphaville é insuficiente para atender à demanda de mais de 90 mil carros por dia. Isso sem colocar na conta a frota de Barueri, que chega a 130 mil carros. O jeito é perder muito tempo procurando vaga, parar a muitos quarteirões de distância do local de destino ou recorrer aos estacionamentos particulares. O fato é que os particulares aproveitam essa situação para praticar preços cada vez mais salgados, aponta reportagem da Folha de Alphaville. A diferença entre um estabelecimento e outro chega a 233% quando o assunto é a contratação de vaga como mensalista. Um absurdo, já que dá para pagar por duas vagas, se o motorista conseguir uma no particular mais barato.
A procura por vagas acaba sendo um desgaste diário para quem não contrata particular. É o caso do publicitário Carlos Henrique. "Cada dia paro o carro em um lugar. Às vezes até esqueço onde o escondi", brinca. O publicitário diz que até poderia utilizar o transporte público, mas teme a falta de cumprimento de horário. "Não posso ficar à mercê de um serviço que não funciona adequadamente, como não posso desembolsar o valor pedido pelos estacionamentos particulares", diz.
Uma alternativa para quem quer fugir do desgaste de procurar uma vaga ou economizar é a carona solidária, que pode representar uma válvula de escape para motoristas que tentam se livrar dessa rotina. "Se adotado em grande escala, o sistema contribuiria muito. A cada três motoristas que fizessem o revezamento, por exemplo, seriam duas vagas a mais na mesma região", ressalta Maria do Carmo Gregório. A opinião é compartilhada pelo economista Antônio Ribeiro Silva. "A gente convive com outras pessoas que passam por isso e é comum ouvir reclamações. Para quem mora próximo, acredito que seja a melhor solução", avalia.
Fonte: Folha de Alphaville (SP), 20 de maio de 2011

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)

Caiu (25/05/2011)

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 5116/2009, que impunha um período de carência de 15 minutos para o pagamento de estacionamento nas vaga (...)

Zona Azul pode aumentar para R$ 5,00 (24/05/2011)

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP) divulgou dia 23 de maio o plano operacional de trânsito para o período junino na cidade e fez um mapeamento em 14 ruas próx (...)

Ibama barra a duplicação da Régis (27/05/2011)

O processo de licenciamento para a duplicação da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no principal trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira, terá de recomeçar do zero. (...)


Seja um associado Sindepark