Parking News

A apresentação de uma proposta de bilhete de transporte metropolitano de ônibus, trem e metrô que valha para a capital paulista e para outros 38 municípios do entorno deverá ser o primeiro efeito prático da criação da região metropolitana de São Paulo (RMSP). A informação foi adiantada na noite do dia 24 de maio ao UOL Notícias pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, logo após a aprovação, na Assembleia Legislativa de São Paulo, do projeto de lei complementar 06/2005, do Executivo estadual, que oficializa a RMSP.
De acordo com o secretário, a previsão é que a matéria, aprovada por unanimidade, seja sancionada em breve pelo governador Geraldo Alckmin.
Segundo Aparecido, o bilhete metropolitano, em fase de estudos, deverá ser proposto no início do próximo semestre - com a previsão de que, até o final deste ano, ele possa ser implantado nas cidades que aderirem a ele. "Vamos depender dessa adesão dos municípios, mas essa unificação do bilhete é algo a ser feito, sem dúvida", disse o secretário.
No projeto que estabelece a criação da RMSP, a justificativa é que a organização metropolitana, até hoje inexistente, possibilita o planejamento conjunto dos municípios em relação a problemas que demandam soluções não individualizadas - caso, por exemplo, das enchentes.
Além disso, segundo o projeto, a organização vai possibilitar a captação e o recebimento de recursos de forma integrada.
Pelo projeto, o Estado ainda fica autorizado a instituir uma autarquia para gerir a RMSP, cuja sede será em São Paulo, e a constituir o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, previsto para ser abastecido com recursos municipais e estaduais.
Modelos internacionais
Em entrevista recente ao UOL Notícias, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano afirmara que a experiência de metrópoles como Barcelona seria conhecida para subsidiar a proposta paulista. Aparecido esteve na cidade espanhola recentemente.
Transporte público - especialmente o metroviário -, ponto alto nas cidades pesquisadas, é justamente um dos aspectos que o secretário aponta como nevrálgicos para resolução conjunta dos 39 municípios, por meio de expansão e integração dos sistemas. Destinação adequada do lixo e obras de saneamento capazes de prevenir enchentes, citou, são outros problemas mais urgentes a serem enfrentados conjuntamente pela futura organização.
Municípios da RMSP
Pelo projeto do Executivo, os limites territoriais da RMSP serão compostos pelos seguintes municípios: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Fonte: UOL Notícias, 25 de maio de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Estacionar na avenida fica proibido (23/05/2011)

Desde o dia 23 de maio, os motoristas não podem mais estacionar na avenida Francisco Junqueira, em Ribeirão Preto, nos dois sentidos da via. Com a medida anunciada em abril, a Transerp cria a terceira (...)

Caiu (25/05/2011)

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 5116/2009, que impunha um período de carência de 15 minutos para o pagamento de estacionamento nas vaga (...)

Zona Azul pode aumentar para R$ 5,00 (24/05/2011)

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP) divulgou dia 23 de maio o plano operacional de trânsito para o período junino na cidade e fez um mapeamento em 14 ruas próx (...)

Ibama barra a duplicação da Régis (27/05/2011)

O processo de licenciamento para a duplicação da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no principal trecho da Serra do Cafezal, entre Juquitiba e Miracatu, no Vale do Ribeira, terá de recomeçar do zero. (...)


Seja um associado Sindepark