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O criador do Tucker Torpedo, Preston Tucker, nasceu em Capac, no estado de Michigan, nos Estados Unidos em 1903. Em 1933, já era diretor comercial da Pierce-Arrow. Pouco tempo depois, era proprietário de uma concessionária Packard em Indianápolis e sempre se dedicou a projetos industriais. Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou o dom industrial ao seu grande sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido e com boa aerodinâmica. Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro.
Em 15 anos de projeto, o carro recebeu diversas inovações, como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O parabrisas do Tucker Torpedo recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que saltasse em caso de colisão. Também possuía um 3º farol central que virava, acompanhando a direção do volante, para iluminar nas curvas.
Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel; e o retrovisor interno era de plástico flexível.
Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litros, o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: US$ 2.450,00.
No entanto, após conseguir apoio de investidores e de potenciais consumidores, Tucker viu seu projeto fracassar graças ao lobby das três grandes montadoras de Detroit, General Motors, Ford e Chrysler.
Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores. Um Tucker Torpedo chegou a desfilar nas ruas do Rio e São Paulo para conseguir acionistas. Mas o projeto não saiu do papel. Preston Tucker, criador de um mito da indústria automobilística, morreu em 1956, no Rio de Janeiro.
O mundo perdeu, na década de 40, uma revolução automobilística que ocorreria com o Tucker Torpedo, um carro que, nos testes realizados na pista oval de Indianápolis, entrava nas curvas a 170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas retas. Também fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos, impressionante para a época. Atualmente, são vendidas réplicas do Tucker nos EUA por cerca de US$ 150 mil.
Saiba mais sobre o Tucker Torpedo ou Tucker 48 (como também era chamado, devido ao ano de seu lançamento) acessando www.tuckerclub.org.
Fontes: sites Wikipédia, fastdriver.com.br e afraudedoséculo.com.br, maio de 2011

Categoria: Mundo do Automóvel


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