A prefeitura de Curitiba vai aproveitar os dias de carnaval para reajustar a tarifa do transporte coletivo. A partir do dia 5 de março, o valor sobe de R$ 2,20 para R$ 2,50, um aumento de 13,6%. Ao anunciar o reajuste, por meio de nota, a prefeitura ressaltou que o valor estava congelado havia dois anos. "A nova tarifa é resultado do aumento de custos de mão de obra e de insumos no setor de transporte coletivo, principalmente os salários dos operadores e preços de lubrificantes e peças mecânicas", disse o presidente da Companhia de Urbanização de Curitiba (URBS), Marcos Isfer, que gerencia o serviço. As informações foram divulgadas pela Agência Estado.
Segundo a prefeitura, os salários dos motoristas tiveram reajuste de 15,09% nos últimos dois anos, o preço dos combustíveis subiu 29,13%, o óleo diesel aumentou 2,41%, e peças e acessórios tiveram alta de 9,24%. Diariamente, a Rede Integrada de Transporte (RIT) registra, em média, 1,1 milhão de passageiros pagantes.
Mas não são apenas os usuários de ônibus que precisarão pagar mais por serviços públicos. O estacionamento regulamentado na cidade sofrerá reajuste de 50%. Por uma hora de estacionamento, o motorista passa a pagar R$ 1,50. Até hoje era R$ 1,00.
Fonte: Agência Estado, 4 de março de 2011

Pane em solo (02/03/2011)

Capacidade máxima no céu e também na terra. Terças, quartas e quintas-feiras, além de fila no check-in, passageiros do Aeroporto de Congonhas têm de acrescentar no cronômetro o tempo em busca de vaga (...)