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Nem embaixo da terra o paulistano está livre dos efeitos da chuva. Pelo menos nove estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão com goteiras. Engenheiros alertam que as infiltrações podem provocar danos à estrutura dos prédios, se persistirem por muito tempo. Para os passageiros, o maior receio é escorregar no piso molhado. O vazamento, constata reportagem de O Estado de S. Paulo, forma poças de água em plataformas de embarque, corredores de acesso a escadas e áreas próximas das catracas. E em todos esses locais são espalhados os cavaletes amarelos com o aviso "Cuidado. Piso molhado".
Os problemas foram identificados pela reportagem dia 2 de março, após uma visita a 15 estações de Metrô - em quatro delas há interligação com a CPTM. As duas empresas afirmam que vão fazer os consertos necessários nas estações.
A Linha 2-Verde do Metrô tem ao menos seis estações com infiltrações: Vila Madalena, Sumaré, Brigadeiro, Sacomã, Tamanduateí (interligada à Linha 12-Turquesa da CPTM) e Vila Prudente.
Quem circula pela Linha 3-Vermelha já deve ter esbarrado com uma infiltração próximo do Terminal Rodoviário da Barra Funda (que também dá acesso à Linha 7-Rubi da CPTM) ou com uma poça de água no Brás (integrado à Linha 12-Turquesa da CPTM).
Na Linha 1-Azul, a infiltração atingiu a Estação Luz, perto da escada que leva à Linha 12-Turquesa.
Estrutura
Em geral, goteiras pequenas como as encontradas no Metrô não oferecem risco à estrutura, desde que o conserto seja feito logo. "Não é um risco iminente", avalia o professor de Engenharia da Universidade Mackenzie João Virgílio Merighi, especialista em projetos de transportes. "Mas, se o vazamento persistir por muito tempo, pode provocar danos na armadura de aço, que dá sustentação ao concreto. A água faz pressão para sair e acaba corroendo o aço."
O Metrô informou, por comunicado, que "as chamadas goteiras e infiltrações são problemas comuns às estruturas civis, principalmente nas enterradas". A companhia afirma que a solução muitas vezes requer mais de uma intervenção na área com infiltrações. O Metrô garante ainda que "atua permanentemente na contenção e na solução desses problemas".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de março de 2011

Categoria: Geral


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