O polêmico limite de velocidade máxima em estradas e rodovias espanholas de 110 km/h entrou em vigor dia 7 de março, após as remodelações na sinalização realizadas no fim de semana. A redução da velocidade máxima é uma das medidas que integra o plano de economia energética aprovado dia 4 pelo governo espanhol para reduzir as importações de petróleo perante a alta pela crise nos países árabes. Segundo a agência Efe, para que pudesse entrar em vigor às 6h do horário local da segunda-feira, funcionários do Ministério espanhol colocaram, nos mais de 6,1 mil sinais de trânsito de 120 km/h da rede de estradas, adesivos nas quais se lê 110km/h.
A limitação estará vigente ao menos até o próximo dia 30 de junho, quando será avaliada sua continuidade. Até então, poderão ser aplicadas sanções para quem circular a uma velocidade superior à velocidade estabelecida.
O plano de economia do consumo energético terá um custo de 1,1 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão) e permitirá reduzir em 5% as importações de petróleo anuais, o que supõe a economia de 2,3 bilhões de euros, segundo os cálculos do governo.
O plano procura reduzir em 28,6 milhões os barris de petróleo que se compram do exterior a cada ano e em 12,5 milhões as toneladas de CO2 que se emitem.
Outras medidas aprovadas são a renovação do sistema de iluminação pública municipal e o aumento da porcentagem obrigatória de biodiesel nos carburantes até 7%.
Ao apresentar as medidas aprovadas, o ministro de Indústria espanhol, Miguel Sebastián, lembrou que a Espanha tem uma dependência energética do exterior de 75%, superior à da maioria dos países europeus, e que a cada ano se compram 650 milhões de barris de petróleo.
Fonte: agência Efe (Madri), 6 de março de 2011

Pane em solo (02/03/2011)

Capacidade máxima no céu e também na terra. Terças, quartas e quintas-feiras, além de fila no check-in, passageiros do Aeroporto de Congonhas têm de acrescentar no cronômetro o tempo em busca de vaga (...)