O acesso a um parque ou a uma área verde pública a menos de 15 minutos a pé de casa é uma das metas que o projeto SP 2040 quer garantir a todos os moradores da capital paulista. Para isso, representantes da Prefeitura, de universidades e da sociedade civil colocaram no papel medidas que precisam ser tomadas para que no futuro os cidadãos tenham bons espaços de lazer próximo às residências.
Cada paulistano tem uma média de 2,6 m2 de área verde, quando o ideal seria uma área de 12 m2 por habitante. O Parque Ibirapuera, um dos locais mais democráticos da cidade, é um dos oásis nessa imensidão de cimento, destaca o G1.
Uma das metas do SP 2040 é que todo morador da cidade tenha um parque, uma praça ou uma área verde a menos de 15 minutos a pé de casa. Para isso, a Prefeitura tem que aproveitar as áreas degradadas, como aterros e pedreiras; usar os pátios escolares; e aproveitar grandes lajes e estacionamentos, como o que está sendo feito na Praça Roosevelt, no Centro.
A Prefeitura diz que hoje quase 80% da população mora perto de uma área verde e que até 2025, 90% dos moradores terão um parque ou uma praça perto de casa.
O projeto SP 2040 também prevê a construção de 11 parques na região da Cantareira. Os 10 milhões de m2 servirão ainda de barreira para moradias irregulares.
O investimento necessário para a realização deste ponto do plano SP 2040 é de R$ 2 bilhões.
Fonte: portal G1, 21 de novembro de 2012

Categoria: Cidade