O edital do trem-bala, que deve ser divulgado pelo governo federal nos próximos dias, vai estabelecer o final de junho de 2020 como prazo máximo para a conclusão das obras do projeto. A informação consta do relatório final divulgado ontem (26) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com as contribuições feitas durante as audiências públicas que debateram o projeto e as respectivas respostas dadas pela agência, informou o G1.
De acordo com a ANTT, "a integralidade da infraestrutura do TAV Rio de Janeiro-Campinas será entregue pelo poder concedente até 30 de junho de 2019, prazo que admitirá tolerância de até 12 meses, para que a concessionária realize seus trabalhos".
Isso significa que o governo vai tolerar atraso de até um ano na conclusão da obra, ou seja, até 30 de junho de 2020. Terminadas as obras, o operador do trem-bala ainda terá um prazo para fazer testes antes que o veículo entre em operação, o que o governo espera que aconteça até o segundo semestre de 2020.
O trem-bala vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O custo estimado do projeto é de R$ 35,6 bilhões.
Fonte: portal G1, 26 de novembro de 2012