Motoristas que optam pelo pagamento eletrônico de pedágio em São Paulo terão redução no custo do sistema Sem Parar a partir do dia 15 de junho, segundo o governo do estado de São Paulo. A taxa de adesão não será mais cobrada e a mensalidade deve ser reduzida, além de ser criada uma forma de pagamento pré-pago com a inclusão de mais uma empresa na prestação do serviço. As informações são do G1.
O Sem Parar é um sistema eletrônico que libera o motorista de paradas nas cabines de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas. A opção de pedágio eletrônico será utilizada por motoristas que optarem pelo sistema de pagamento de pedágio Ponto a Ponto, que prevê a cobrança por quilômetro rodado.
O preço anterior era de R$ 66,72 na taxa de adesão e as mensalidades variavam entre R$ 11,90 e R$ 15,76, dependendo do plano. Com a mudança, não haverá mais taxa de adesão e a mensalidade será de R$ 8. Isso significa uma economia de pelo menos 90% dos valores pagos anteriormente, segundo o governo.
A taxa de transferência da tag (chip instalado no para-brisa) nos veículos, de R$ 39,97, também vai deixar de ser cobrada. O novo plano pré-pago permite uma carga mínima de R$ 25 e taxa de recarga de R$ 4. Não há cobrança de adesão, e a recarga poderá ser de até R$ 150. O plano, no entanto, exige taxa-caução de R$ 40.
Abertura de mercado
A mudança ocorre devido à abertura do mercado de pagamento eletrônico de pedágio em SP, de acordo com o governo estadual. Outra empresa, a DBTrans, vai oferecer um serviço similar ao Sem Parar e entrar na concorrência pelo pedágio eletrônico.
São oferecidos três planos no chamado sistema Auto Expresso, lançado pela DBTrans: um pré-pago, um pós-pago e outro para caminhoneiros. Quem optar pelo pós-pago vai pagar taxa de adesão de R$ 57,12 e mensalidade de R$ 6.
No pré-pago, a taxa de adesão sai pelo mesmo preço, e cada recarga exige uma tarifa de R$ 6. Os caminhoneiros que aderirem ao Auto Expresso receberão o vale-pedágio através de uma tag, a chamada Rodocred.
Pedágio Ponto a Ponto
Ontem, o governo anunciou que o Sistema Ponto a Ponto, que permite o pagamento de pedágio por quilômetro rodado, abriu o cadastro para motoristas que utilizam da Rodovia Santos Dumont (SP-75).
O sistema já funciona desde abril em Itatiba. Este tipo de cobrança já é comum nos países como o Chile, nos Estados Unidos e até em países da Europa. Em Itatiba, a rodovia é o único acesso para nove bairros. Os motoristas pagavam R$ 2 para sair e outros R$ 2 para voltar pra casa.
Como funciona:
Os pórticos fazem a leitura automática de tags colocados nos veículos, os identifica e registra a cobrança. Para viabilizar novas formas de pagamento do pedágio será adotado o sistema pré-pago. Haverá possibilidade de recargas de créditos com cartões de crédito e débito, ou mesmo em dinheiro, em postos específicos.
Como utilizar?
O usuário deverá fazer um pré-cadastro no site do Sistema Ponto a Ponto para realizar o agendamento e agilizar a instalação do tag posteriormente. Para os usuários da SP 75 que têm veículos registrados nas cidades de Indaiatuba, Campinas, Itu, Salto, Cabreúva, Porto Feliz e Sorocaba a instalação dos tags será gratuita.
Será obrigatória carga inicial de R$ 20 para veículos de passeio. Veículos comerciais (ônibus, caminhões, etc.) pagarão R$ 10 por eixo. A cada recarga será cobrada uma taxa de R$ 1 por veículo. Quem não aderir ao projeto piloto, poderá continuar utilizando o atual sistema de pagamento de pedágio eletrônico ou pagar em dinheiro, manualmente, nas cabines.
Fonte: portal G1, 28 de maio de 2012

Com trânsito recorde, a cidade trava (24/05/2012)

Uma cidade travada. Às 10h do dia 23 de maio, São Paulo registrava 249 km de lentidão. Foi o recorde no pico da manhã desde o início da medição, em meados dos anos 1980. Segundo a Companhia de Engenha (...)

Etanol segue competitivo em SP e MT (25/05/2012)