Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos apenas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada em 25 de maio de 2012, compilados pelo AE-Taxas. O etanol também voltou a ser indiferente em relação à gasolina no bolso do consumidor de Goiás. Nos demais 23 Estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.
Segundo o levantamento, o preço do etanol está hoje em 69,81% do preço da gasolina em São Paulo. No Mato Grosso, a relação está em 66,03%. Em Goiás, a relação está em 70,32% no período analisado, e no Paraná em 73,87%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 89,02% do valor da gasolina) e no Piauí (+88,38%).
O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,633 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8431. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,838 por litro, 0,27% abaixo do equivalente à gasolina, o que torna o etanol mais competitivo na região. Na semana, os preços do etanol caíram 0,27% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando um recuo de 2,03% no período de um mês.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina.
Fonte: Agência Estado, 25 de maio de 2012

Com trânsito recorde, a cidade trava (24/05/2012)

Uma cidade travada. Às 10h do dia 23 de maio, São Paulo registrava 249 km de lentidão. Foi o recorde no pico da manhã desde o início da medição, em meados dos anos 1980. Segundo a Companhia de Engenha (...)

Confissões de paulistanos ao volante (30/05/2012)