Após a prefeitura ameaçar o fechamento de diversos shoppings da capital paulista devido à falta de vagas nos estacionamentos, alguns estabelecimentos repintaram as faixas, diminuíram o tamanho ou deram um "jeitinho" para ampliar o número desses espaços nas garagens, segundo reportagem da Folha. Com isso, ignoram uma lei municipal de 1992 - o código de obras e edificações da prefeitura - que estipula um mínimo de 2,00 metros de largura por 4,20 metros de comprimento para vagas em estacionamentos.
Todos os shoppings visitados pela Folha abrigam espaços menores do que os exigidos, como forma de atender à quantidade mínima de vagas determinadas.
"As dimensões mínimas adotadas podem ser consideradas adequadas em boa parte dos casos, devendo-se adotar as dimensões máximas quando existe participação maior de utilitários e SUVs. Já a demanda por vagas realmente tem aumentado", afirma Hugo Pietrantonio, professor de engenharia dos transportes da USP.
Segundo ele, as pick-ups dos anos 80 eram tão grandes ou maiores que a maioria dos SUVs (veículos utilitários esportivos) atuais, o que derruba a tese de que a lei está desatualizada quanto aos automóveis de hoje.
Faixas repintadas
Apesar de não ter recebido nenhuma notificação, no estacionamento do shopping Cidade Jardim (zona sul) são visíveis as faixas das antigas vagas, que tinham 2,40 m de largura e, hoje, têm 1,88 m.
No shopping Pátio Higienópolis (região central), para atender à quantidade de 1.994 vagas na garagem (hoje são 1.446), foram criadas vagas duplas, em que um carro para atrás de outro. Quem chega depois precisa deixar as chaves com manobristas, que não cobram pelo serviço.
No Iguatemi (zona oeste), as vagas externas podem ter mais de 2,20m de largura, mas as internas chegam a 1,85m.
No estacionamento do Eldorado (zona oeste), foram criadas vagas extras nos corredores medindo 1,90 m de largura.
Em julho, o shopping Pátio Paulista foi multado por ter repintado as faixas da garagem e diminuído a quantidade de vagas.
Perua foi trocada por utilitário cada vez maior
Os SUVs (utilitários esportivos) viraram sonho de consumo no início dos anos 1990. Já na década passada, jipes de luxo começaram a substituir as peruas e as minivans na preferência das famílias.
Segundo a federação das concessionárias, o emplacamento de SUVs cresceu 74% em quatro anos e superou o tradicional segmento de sedãs médios.
Shoppings dizem que passam por readequação
O shopping Cidade Jardim disse, em nota, que o estacionamento está sendo revitalizado para otimizar o espaço e que a configuração final deverá ser igual à original. Diz que não recebeu notificação da prefeitura para modificações no tamanho das vagas.
O Eldorado afirma que o estacionamento está passando por uma revitalização, e que as vagas comuns medem 2,15m x 4,55m. Quanto às vagas de 1,90m encontradas pela reportagem, disse que irá apurar para ver se houve erro na pintura.
O Iguatemi afirma que criou mais 628 vagas no Valet Parking em maio de 2011 - com cobrança de um valor diferente do estacionamento comum - e que a média do tamanho das menores vagas no estacionamento é de 2,00m de largura por 4,50m de comprimento. Além disso, informa que possui 2.430 vagas de estacionamento absolutamente de acordo com a legislação vigente.
O shopping Pátio Paulista não retornou o contato da reportagem. O shopping Pátio Higienópolis não quis comentar o assunto.
Em nota, a secretaria de coordenação das subprefeituras de São Paulo diz que as fiscalizações aos shoppings ocorrem rotineiramente e que, neste ano, foram aplicadas multas que somam cerca de R$ 15 milhões.
De acordo com a secretaria, não há registro de reclamações dos frequentadores sobre o tamanho das vagas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de setembro de 2012

Categoria: Mercado