Os motociclistas de Araxá, no Alto Paranaíba, vão receber durante a Semana Nacional de Trânsito um aparador de linha. A instalação demora dois minutos e serve para proteger o motociclista de um perigo comum nesta época do ano: acidentes provocados por linha de cerol, que é proibida, mas ainda é muito usada, segundo o G1.
No mercado, o aparador de linha custa, em média, R$ 15. Durante a semana, 100 equipamentos serão instalados gratuitamente nas motocicletas da cidade por um policial militar. A iniciativa, segundo o tenente Lucas de Oliveira Barcelos, surgiu de uma parceria entre vários órgãos. "A gente fez algumas parcerias com órgãos da cidade que cederam os aparadores. Estamos fazendo esta blitz educativa e preventiva em referência à Semana Nacional do Trânsito e instalando os aparadores", explicou.
José Ferreira da Silva atrasou um pouco os compromissos, mas preferiu aproveitar. Segundo ele, se sente mais tranquilo com o equipamento instalado. "É mais segurança e protege o motociclista desta linha com cerol", disse.
Segundo levantamentos da Associação Brasileira de Motociclistas, são cerca de 100 casos de acidentes envolvendo linhas com cerol por ano no Brasil, sendo que 50% são graves e 25% fatais.
Em Minas Gerais, o uso de cerol é proibido por lei e prevê aplicação de multas aos infratores ou responsáveis. Segundo o artigo 129, também podem ser impostas prisões de três meses a um ano. Caso o infrator seja menor de idade, os pais ou responsáveis respondem pelo crime.
Fonte: portal G1, 18 de setembro de 2012