Os gastos das famílias brasileiras com compra de remédios, serviços médicos e bens duráveis, como carros e eletrodomésticos, aumentaram, mas diminuíram com alimentação, educação e cultura, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada dia 14. O levantamento, feito com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, revelou que os gastos familiares para a compra de carros, por exemplo, consumiam 6,9% do orçamento da casa, em relação a 5,9% na pesquisa anterior, de 2002-2003. As informações são da Reuters.
Com isso, e maior demanda por combustíveis, os gastos com transportes aumentaram entre um levantamento e outro de 15,1 para 16% do orçamento, praticamente o mesmo percentual orçamentário destinado à alimentação (16,1%).
Gastos com outros bens duráveis, os eletrodomésticos, avançaram entre uma pesquisa e outra de 1,9 para 2,1%.
Entre o fim de 2008 e o início de 2009, o governo adotou uma política de redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens duráveis para enfrentar a crise hipotecária norte-americana do subprime e reativar a economia brasileira.
A mesma medida foi adotada este ano para fazer frente à crise global.
Por outro lado, os gastos dos brasileiros com alimentação, cultura e educação encolheram no orçamento familiar. Segundo o IBGE, a fatia destinada à alimentação baixou de 16,9 para 16,1%, à educação de 3,3 para 2,5% e para cultura e recreação de 1,9 para 1,6%.
Com relação à saúde, a POF 2008-2009 mostrou que os brasileiros estão gastando mais. O peso no orçamento familiar subiu de 5,7% para 5,9%, com destaque para a compra de remédios, que avançou de 2,6% para 2,8%, e com o desembolso relativo a planos e seguros de saúde, que passou de 1,5% para 1,7%.
"A análise das prioridades dos gastos das famílias aponta para uma possível melhoria nas condições de saúde da população ou para a hipótese de que o atendimento do serviço público tenha sido mais eficiente", mostrou o levantamento do IBGE.
Fonte: agência de notícias Reuters, 14 de setembro de 2012