Garantir segurança aos veículos que ficam nas vagas do estacionamento rotativo pago, o Zona Azul, é o foco de um projeto protocolado recentemente no Legislativo de Caxias do Sul (RS). A proposta obriga a empresa permissionária do serviço a manter contrato de seguro de responsabilidade civil para viabilizar o ressarcimento do motorista no caso de avarias, furto ou roubo do veículo que estiver ocupando a vaga devidamente. Segundo o jornal O Pioneiro, entretanto, antes de entrar em discussão, o texto já está provocando polêmica. Autor da matéria, o vereador Moisés Paese entende que é preciso haver maior responsabilidade por parte da permissionária do serviço, que, no caso de Caxias, é a Rek Parking.
"O estacionamento pago em ruas urbanas é uma espécie de pedágio, por isso é preciso uma contrapartida", defende o parlamentar. Questionado se sua proposição não iria acarretar maior custo para a tarifa caxiense, que hoje é de R$ 0,65 por 30 minutos de estacionamento, o pedetista acredita que os motoristas não iriam contrapor-se a pagar alguns centavos a mais em nome da segurança.
O texto se encontra em análise na assessoria jurídica da Câmara e não tem prazo para ir a plenário. Responsável por acompanhar as questões do Zona Azul, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Vinicius Ribeiro, mostrou-se receptivo à matéria. Já a direção da Rek Parking é contrária à proposição. O sócio-diretor da empresa, Flávio Lenz de Macedo, alega que, sob o aspecto do equilíbrio-financeiro, a ideia torna-se difícil de ser implantada.
Fonte: O Pioneiro (Caxias do Sul-RS), 27 de outubro de 2009

Congresso quer mudanças no Cógo (29/10/2009)

Em setembro, o Código de Trânsito fez 12 anos e muitos artigos ainda são letra morta. Por isso, estudam-se mudanças para apertar mais a lei e pesar mais no bolso dos infratores, informou o Bom Dia Bra (...)

Estacionar é problema no Salgado (26/10/2009)