Parking News

Os Estados terão até 2014 para instalar chips em toda a frota de veículos. O prazo anterior era novembro de 2011, mas somente dia 29 de outubro o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu que tipo de tecnologia será adotada no País. O chip, também chamado de placa eletrônica, poderá funcionar inclusive como meio de pagamento, destaca a Folha de S. Paulo. Isso porque o dispositivo terá "espaço" para armazenar dados do setor público (como licenciamento, multas e IPVA) e também informações do setor privado.
Os Detrans poderão fazer convênios com empresas e permitir, por exemplo, que um veículo seja "registrado" ao passar pelo drive-thru de uma lanchonete. O débito seria cobrado pela leitura do chip. O mesmo poderá ser feito em estacionamentos de shoppings ou em pontos de pedágio, casos as empresas se interessem. Embora exista a possibilidade de usar o chip como meio de pagamento, o dispositivo servirá principalmente para auxiliar na fiscalização e no gerenciamento das estradas. Antenas serão instaladas em cada cidade para a leitura dos chips. Os Detrans poderão obter informações em tempo real sobre licenciamento, multas e IPVA.
A placa eletrônica, que será instalada no vidro dianteiro dos carros, poderá ajudar inclusive na segurança. Carros de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas terão de implantar o dispositivo eletrônico. A única exceção serão os "carros bélicos", como carros-fortes. A placa eletrônica será individual, com número de série único e inalterável.
Pelas regras do Denatran, o motorista que dirigir carro sem o chip estará cometendo infração grave, com multa de R$ 127,69, inclusão de cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo. O sistema terá padrão único no País, mas os Estados serão responsáveis por fazer licitações e implantar os chips.
Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Seguro a carros no Zona Azul (27/10/2009)

Garantir segurança aos veículos que ficam nas vagas do estacionamento rotativo pago, o Zona Azul, é o foco de um projeto protocolado recentemente no Legislativo de Caxias do Sul (RS). A proposta obrig (...)

Congresso quer mudanças no Cógo (29/10/2009)

Em setembro, o Código de Trânsito fez 12 anos e muitos artigos ainda são letra morta. Por isso, estudam-se mudanças para apertar mais a lei e pesar mais no bolso dos infratores, informou o Bom Dia Bra (...)

Estacionar é problema no Salgado (26/10/2009)

A organização do trânsito nas vias internas de acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, com fiscalização intensiva das áreas onde é proibido estacionar e parar, se transformou em problema para (...)

CET amplia interções na Marginal (03/11/2009)

Na volta do feriado, o paulistano se deparou com mudanças viárias na região da Marginal do Tietê, na zona norte, e no Itaim-Bibi, na zona sul. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aproveitou


Seja um associado Sindepark