Parking News

Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado pelo portal G1, mostra que, em outubro, o preço médio do álcool hidratado no País aumentou tanto no atacado quanto no varejo. Segundo informou a instituição, até o dia 20 deste mês (data limite da coleta do índice), o valor médio do combustível subiu 10,11% no atacado e 8,48% no varejo. No IGP-M de setembro, as variações haviam sido mais amenas, de 4,30% e de 1,66%, respectivamente.
"No ano, o álcool hidratado acumulou alta de 14,84% até outubro no atacado, mas este avanço é algo recente", disse o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, durante entrevista para detalhar a taxa geral do IGP-M deste mês, que registrou variação de 0,05%. "Até dois meses atrás, a variação do álcool estava próxima de zero. Já o álcool no varejo acumulou alta de 6% até outubro e chegou a ter um processo de queda durante uma parte do ano", lembrou.
De acordo com o coordenador, o motivo do avanço do preço do álcool é bem conhecido pelo mercado: as exportações de açúcar cresceram em função do período de quebra de safra da cana-de-açúcar na Índia.
O processo de alta do combustível derivado da cana também foi observado no álcool anidro, que é utilizado na mistura da gasolina. Em outubro, o preço do produto subiu 14,27% no atacado, ante elevação de 5,05% em setembro. No ano, o anidro acumula variação de 17,88%. A gasolina, por sua vez, também apresenta alta, tanto no atacado quanto no varejo, embora mais modesta. No atacado, o combustível subiu 1,04% em outubro, ante 0,39% em setembro, e acumulou variação positiva de 3,74% no ano. No varejo, avançou 0,64% em outubro, ante variação zero no mês anterior, acumulando alta de 0,60% em 2009.
Fonte: portal G1, 30 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Seguro a carros no Zona Azul (27/10/2009)

Garantir segurança aos veículos que ficam nas vagas do estacionamento rotativo pago, o Zona Azul, é o foco de um projeto protocolado recentemente no Legislativo de Caxias do Sul (RS). A proposta obrig (...)

Congresso quer mudanças no Cógo (29/10/2009)

Em setembro, o Código de Trânsito fez 12 anos e muitos artigos ainda são letra morta. Por isso, estudam-se mudanças para apertar mais a lei e pesar mais no bolso dos infratores, informou o Bom Dia Bra (...)

Estacionar é problema no Salgado (26/10/2009)

A organização do trânsito nas vias internas de acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, com fiscalização intensiva das áreas onde é proibido estacionar e parar, se transformou em problema para (...)

CET amplia interções na Marginal (03/11/2009)

Na volta do feriado, o paulistano se deparou com mudanças viárias na região da Marginal do Tietê, na zona norte, e no Itaim-Bibi, na zona sul. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aproveitou


Seja um associado Sindepark